A partir das 17 horas do próximo domingo, 30 de outubro, os brasileiros poderão acompanhar o processo de apuração do resultado das eleições 2022. O segundo turno terá definição do próximo presidente da República e para o cargo de Governador em 12 estados brasileiros (AL, AM, BA, ES, MS, PB, PE, RS, SP e SE).

Assim como ocorreu no primeiro turno, no dia 2 de outubro, o horário de votação será novamente unificado em todo o país. Antes, por conta dos diferentes fusos horários, os brasileiros compareciam às urnas no mesmo horário (das 8h às 17h) mas o processo de apuração demorava mais até que cada região concluísse a apuração dentro do seu horário padrão.

Com a unificação considerando o Horário de Brasília, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode começar a divulgar as parciais da apuração logo após às 17h. Depois do primeiro turno, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes avaliou a experiência como positiva. "A definição de um horário único par ao término das eleições foi extremamente benéfica para a Justiça Eleitoral e para a divulgação dos dados rapidamente", avaliou Moraes.

O resultado do primeiro turno foi divulgado às 21h25 do domingo, dia 02 de outubro, quando 96,93% das urnas haviam sido apuradas e não havia mais possibilidade matemática de alteração no resultado.

Nesse momento, as urnas haviam registrado 47,85% dos votos válidos para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (54,8 milhões de votos) contra 43,7% para Jair Bolsonaro (50,1 milhões).

Contudo, o resultado oficial foi sair somente 41 horas depois do encerramento da votação, quando a apuração de 100% das urnas foi concluída na manhã da terça-feira (4).

O ex-presidente Lula terminou o primeiro turno na frente, com 48,43% dos votos (57.259.504) e em segundo lugar ficou o atual Chefe do Executivo, Jair Bolsonaro, com 43,2% dos votos válidos (51.072.345). Os dois candidatos disputam o segundo turno no domingo (30). Simone Tebet (MDB) terminou na terceira posição com 4,16% e Ciro Gomes (PDT) levou 3,04% dos votos.

Veja como fica o horário de votação nas diversas regiões do país no 2º turno:

Brasílias e demais estados brasileiros
Votação das 8h às 17h no horário local

Acre
Votação das 6h às 15h no horário local

Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima
Votação das 7h às 16h no horário local

Fernando de Noronha
Votação das 9h às 18h no horário local

Amazonas
Votação em 11 municípios (lista abaixo) será das 6h às 15h no horário local, nos demais municípios do estado o horário será das 7h às 16h (horário local). Veja quais municípios terão votação entre as 6h e às 15h:

Amaturá
Atalaia do Norte
Benjamin Constant
Eirunepé
Envira
Guajará
Ipixuna
Itamarati
Jutaí
Tabatinga
São Paulo de Olivença

Como acompanhar o resultado das eleições 2022?

O TSE vai dar início a partir das 17h (Horário de Brasília) ao processo de apuração dos votos das eleições 2022. Os brasileiros que desejam acompanhar a contagem dos votos poderá baixar no seu celular o aplicativo Resultados, desenvolvido pelo tribunal.

O andamento da apuração também pode ser acessado pelo computador, no site Resultados - TSE (acesse aqui).

Além do resultado da votação para presidente, o app Resultados exibe os dados de votação de cada estado e para todos os cargos (governador, senador, deputados estadual e federal) nos dois turnos da eleição.

- Baixe o App Resultados do TSE para Android

- Baixe o App Resultados do TSE para iOS (iPhone)

Aplicativo Boletim na Mão

A Justiça Eleitoral fornece ainda um outro aplicativo para acompanhar o resultado das eleições. O app Boletim na Mão permite que o eleitor possa ter acesso ao resultado de qualquer seção eleitoral por meio do código QR Code.

Para acessar as informações contidas no Boletim de Urna (BU) basta escanear o código de barras 2D contido no papel. Os boletins impressos são afixados em quadros de avisos nas seções eleitorais logo após o fechamento da votação.

- Baixe o app Boletim na Mão para Android

- Baixe o app Boletim na mão para iOS

E-Título deve baixado até sábado

O eleitor que deseja votar utilizando o E-Título deve fazer o download do aplicativo até esse sábado (29). Para evitar problemas de instabilidade no domingo, já que serão milhões de brasileiros acessando o app no mesmo horário, o TSE limita o prazo para emitir o documento digital até a véspera do pleito.

É importante lembrar que não é obrigatório apresentar o título impresso na hora da votação. Além do app E-Título, o eleitor também pode votar levando um documento original com foto, como documento de identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte, Carteira de Trabalho (CTPS), certificado de reservista ou identidade funcional de entidade de classe.

Além de servir como documento na hora da votação, o E-Título também permite que o eleitor que esteja fora do seu domicílio eleitoral faça a justificativa de ausência. Para isso, basta acessar o aplicativo dentro do horário de votação e permitir o acesso à localização.