Nesta quarta-feira (6), o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulga a lista para os aprovados no segundo processo seletivo do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) em 2022.

Os aprovados para a segunda fase do programa devem realizar a matrícula ou registro acadêmico de 13 a 18 de julho, através das instituições de ensino selecionadas. Para quem não foi chamado nesta chamada regular, ainda podem se inscrever na lista de espera, entre os dias 6 a 18 de julho, podendo ser convocados pelas instituições até o dia 25 de julho.

O participante poderá acessar a lista através do site Portal Único de Acesso. O Sisu utiliza a nota do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) 2021 para selecionar os alunos.

Confira abaixo o cronograma da segunda fase do Sisu 2022.

Cronograma segunda fase Sisu 2022

  • Resultado da chamada regular: 6 de julho
  • Matrículas: de 13 a 18 de julho
  • Inscrição na lista de espera: 6 a 18 de julho
  • Convocação da lista de espera: a partir de 25 de julho

Nesta edição, participaram estudantes que realizaram o Enem 2021, com nota superior a zero na prova de redação e que não tenham participado como treineiro. O MEC (Ministério da Educação) informou que o Sistema de Seleção Unificada está oferecendo 65.932 vagas em 73 instituições públicas de ensino superior.

Lista de espera Sisu 2022

Os candidatos que tiverem interesse na lista de espera, deverão manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso escolhida. Serão as próprias instituições de ensino que irão se manifestar sobre a convocação dos candidatos para a matrícula.

O Sisu é o sistema informatizado do MEC (Ministério da Educação), onde as instituições públicas de educação superior (podendo ser federais, estaduais ou municipais), oferecem vagas para candidatos inscritos em cada edição da seleção.

Reclamações pelo atraso

Nas redes sociais, muitos candidatos e internautas estão manifestando indignação devido ao atraso dos resultados do Sisu 2022. Até o começo da tarde desta quarta-feira (6), os resultados ainda não estavam liberados no site do Inep. Veja alguns relatos:

Lembrando que os resultados devem ser conferidos por meio de login individual no site do INEP. O participante poderá acessar ainda a página do SISU no Portal Único de Acesso do Governo Federal.