O auxílio-doença é um importante benefício pago pelo INSS, ele é destinado aos trabalhadores que precisam ficar afastados de maneira temporária por mais de 15 dias do trabalho devido a alguma doença grave. Recentemente, o INSS vem realizando um pente-fino no benefício em questão e ao menos 45 mil beneficiários do auxílio-doença já foram afetados pela medida.

A ação do órgão visa fazer uma ‘’limpa’’ nos benefícios como o auxílio-doença e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Mais de 1 milhão de pagamentos deverão ser revisados pelo INSS até o final deste ano.

Como verificar se o seu benefício do INSS foi cortado

Se você deseja saber se o seu benefício do INSS ainda está ativo ou foi cortado, basta consultar o status do pagamento. Isso pode ser feito no portal Meu INSS e abaixo, você confere o passo a passo de como proceder:

  1. Acesse o Portal: Vá para o Meu INSS.
  2. Faça o Login: Entre com seu CPF e senha.
  3. Consulte o Extrato de Pagamento: No menu principal, clique em "Extrato de Pagamento".
  4. Escolha o Mês: Selecione o mês que deseja verificar.
  5. Baixe o PDF: Caso precise, clique em "Baixar PDF" para imprimir ou salvar o extrato.

Ainda existe outra maneira de fazer a consulta para saber a situação do seu benefício do INSS. Basta ligar para a Central de Atendimento pelo número 135 e fazer sua consulta. Lembrando que o horário de atendimento vai de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Como saber se você caiu no pente-fino do INSS?

Os beneficiários que caem no pente-fino do INSS estão sendo notificados pelo órgão através de alguns canais, que você confere logo abaixo:

  • App Meu INSS
  • Extrato Bancário
  • SMS
  • Correspondência Postal

A revisão é destinada a beneficiários que estão recebendo auxílio-doença há mais de dois anos ou o BPC com um Cadastro Único desatualizado. Se você receber uma notificação, terá cerca de 30 dias para provar que ainda tem direito ao benefício. Se não conseguir apresentar a documentação exigida dentro desse prazo, o pagamento do benefício será interrompido.

Se você desconfia que possa ter caído no pente fino do INSS, algumas ações são recomendadas, como:

  1. Verifique Seu Status: Acesse o Meu INSS ou ligue para o número 135 para conferir o status do seu benefício.
  2. Atualize Seus Dados: Caso receba notificações, atualize seu Cadastro Único e forneça a documentação solicitada.
  3. Acompanhe Notificações: Mantenha-se atento às mensagens recebidas por SMS, e-mail ou correio para não perder prazos importantes.

É de extrema importância ficar acompanhando de perto a situação do seu benefício quando a revisão estiver em andamento. Desta forma, o beneficiário pode evitar qualquer tipo de surpresa e garantir que o seu benefício continua sendo pago pelo INSS.