O antigo auxílio-doença, que agora é conhecido Benefício por Incapacidade Temporária, trata-se de um benefício temporário destinado ao cidadão que precisa se afastar do trabalho por motivo de doença ou acidente. Contudo, você sabia que é possível transformar este benefício em aposentadoria por invalidez, tornando-o permanente? É o que ensinaremos neste artigo.

O que é o auxílio-doença?

Como já mencionado, o auxílio-doença é um benefício concedido ao trabalhador que fica incapacitado de trabalhar por um período maior que 15 dias por conta de alguma doença ou acidente. Caso a reabilitação seja incapaz de ocorrer, é possível transformar este benefício temporário em um benefício permanente, que é o caso da aposentadoria por invalidez, agora denominada Benefício por Incapacidade Permanente.

Como transformar o auxílio-doença em aposentadoria por invalidez

Para que o trabalhador consiga transformar o benefício temporário em permanente, antes, é preciso passar por todas as etapas de reabilitação física e profissional. Após todas as etapas, se não for possível retornar ao trabalho, será preciso seguir os seguintes passos para solicitar a aposentadoria por invalidez:

  • Acesse o Portal Meu INSS: Visite o site Meu INSS e faça login com suas credenciais do gov.br.
  • Solicite o Benefício: No menu principal, escolha a opção "Novo Pedido".
  • Inicie a Solicitação: Selecione "Pedir Benefício por Incapacidade Permanente" para começar o processo.
  • Complete os Procedimentos: Siga as instruções fornecidas pelo site. Você precisará agendar e comparecer a uma perícia médica para avaliar sua condição de saúde.
  • Prepare a Documentação: Reúna todos os documentos médicos e exames que comprovem sua condição e apresente-os na perícia médica para análise pelo INSS.
  • Aguarde a Decisão: Após a perícia, o INSS determinará se você é elegível para a aposentadoria por invalidez. Se aprovado, você começará a receber o Benefício por Incapacidade Permanente.
  • Benefícios Adicionais: Explore os benefícios adicionais disponíveis para aposentados por invalidez.

Caso o benefício permanente seja aprovado, o trabalhador, agora aposentado por invalidez, terá direito a 25% adicional além do valor-base. Esse valor é utilizado para cobrir as despesas com cuidadores, por exemplo.

Para quem deseja transformar o auxílio-doença em aposentadoria por invalidez, é preciso fazer todo planejamento da melhor forma possível. Para isso, é possível utilizar a calculadora de aposentadoria online, para saber quanto tempo ainda falta para se aposentar e como pode fazer a solicitação da nova aposentadoria.

A transformação do benefício temporário para o benefício permanente, faz com que o trabalhador que ficou incapacitado de trabalhar, tenha sua estabilidade financeira garantida. Mais uma vez, é recomendado que o trabalhador siga todas as etapas corretamente e organize toda a documentação para fazer o pedido do benefício em questão.