Dois novos municípios estão aptos a solicitar a liberação do saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) devido às consequências das fortes chuvas recentes no Acre e no Rio Grande do Sul.

O chamado saque calamidade será liberado agora para moradores de Porto Acre, localizado no estado do Acre (AC), e Caraá, município do Rio Grande do Sul (RS), recentes cidades a serem beneficiadas com a liberação do saque da Caixa Econômica Federal.

Os moradores das áreas afetadas em Porto Acre, cujos endereços foram identificados pela Defesa Civil Municipal, têm até o dia 5 de julho de 2023 para realizar o resgate de até R$ 6.220,00. Já os trabalhadores que residem em Caraá, poderão solicitar o saque até o dia 20 de setembro de 2023.

Para solicitar o saque do FGTS, é necessário atender aos seguintes critérios:

  • Ter saldo na conta do FGTS;
  • Não ter feito o saque-calamidade do FGTS nos últimos 12 meses;
  • Residir na área afetada pelo desastre natural.

Como solicitar o saque-calamidade do FGTS?

O processo de solicitação do saque é fácil e rápido, podendo ser realizado sem sair de casa, por meio do aplicativo FGTS, disponível gratuitamente para download nas plataformas Android e iOS. Todo o processo pode ser feito pelo celular. Basta seguir as etapas abaixo:

  1. Faça o download do aplicativo FGTS;
  2. Insira as informações de cadastro;
  3. Selecione a opção "Meus Saques";
  4. Em seguida, escolha "Outras situações de saque - Calamidade pública";
  5. Acesse a cidade afetada;
  6. Envie a documentação solicitada (foto de documento de identidade e comprovante de residência dos últimos 120 dias antes da decretação da calamidade);
  7. Escolha a conta na qual será depositado os valores, podendo ser da Caixa Econômica Federal (incluindo a Poupança Digital CAIXA Tem) ou em outro banco.

Ao fazer o requerimento, o trabalhador pode indicar uma conta da Caixa ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem custos adicionais. Em caso de aprovação, o prazo entre a análise e o crédito em conta é de até cinco dias úteis.

Municípios habilitados com o saque-calamidade do FGTS

Veja abaixo a lista completa das cidades habilitadas para solicitar o saque-calamidade do FGTS:

  • Porto Acre (AC) - 05/07/2023
  • Açailândia (MA) - 11/07/2023
  • Marabá (PA) - 31/07/2023
  • Caraá (RS) - 20/09/2023
  • Dom Pedro de Alcântara (RS) - 17/07/2023
  • Esteio (RS) - 20/09/2023
  • Itapema (SC) - Portaria 1728 - 17/08/2023
  • São Bento do Sul (SC) - Portaria 1405 - 09/07/2023

Para obter mais informações e esclarecer dúvidas, os trabalhadores podem entrar em contato com o serviço Fale Conosco por meio do telefone 0800 726 0207. Além de Porto Acre e Caraá, existem atualmente outros 6 municípios em diferentes estados, como Acre, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que também estão com o pagamento do saque do FGTS devido a situações de calamidade em vigor.

A lista completa dos municípios e os prazos para a solicitação podem ser consultados no site da Caixa.