A Caixa Econômica Federal anunciou que trabalhadores residentes nos municípios de Araricá, Gravataí e Portão, todos localizados no Rio Grande do Sul, têm a oportunidade, a partir desta quarta-feira, 19 de julho, de requerer o saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) devido aos impactos causados pelas intensas chuvas que afetaram essas regiões.

Para facilitar o processo, a solicitação do saque pode ser realizada de forma rápida e conveniente diretamente através do aplicativo FGTS, sem a necessidade de comparecer a uma agência física.

Os moradores das áreas afetadas em Araricá têm prazo até 27 de setembro de 2023 para realizar a solicitação. Já os residentes em Gravataí têm até o dia 21 de setembro, enquanto os de Portão podem fazer o saque até 26 de setembro.

A fim de efetuar o saque, é imprescindível que o trabalhador disponha de saldo na conta do FGTS e que não tenha realizado um saque semelhante nos últimos 12 meses. O montante máximo permitido para a retirada é de R$ 6.220,00.

Como solicitar o saque-calamidade do FGTS?

A Caixa destaca que o processo para solicitar o saque é totalmente digital, e os trabalhadores podem realizar essa requisição de forma prática e segura através do aplicativo FGTS, acessando a opção "Meus Saques". Durante o procedimento, é possível indicar uma conta da Caixa, incluindo a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem qualquer custo adicional.

Para requisitar o saque em razão de calamidade, o trabalhador deve seguir as orientações abaixo:

  • Baixar o aplicativo FGTS e inserir as informações necessárias para o cadastro;
  • Acessar a seção "Meus Saques" e selecionar a opção "Outras situações de saque - Calamidade pública";
  • Escolher a cidade afetada;
  • Encaminhar os seguintes documentos: foto do RG e comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
  • Escolher a opção para creditar o valor em conta na CAIXA ou em outra instituição financeira;
  • Enviar a solicitação.

Uma vez realizada a solicitação, a análise e o crédito em conta, caso aprovado o saque, ocorrerão em até cinco dias úteis. Vale destacar que, além dos três municípios mencionados, outras 20 cidades localizadas nos estados do Acre, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão elegíveis para o pagamento do Saque FGTS, também em virtude de situações de calamidade.

Veja a lista completa no site da Caixa.

Documentos solicitados pela Caixa

Para realizar o saque, são exigidos os seguintes documentos:

  • Documento de Identidade (RG), também pode ser a podendo também ser aceitos a carteira de habilitação (CNH) ou o passaporte;
  • Comprovante de residência em nome do trabalhador, como conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
  • Caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a), é necessário apresentar a Certidão de Casamento ou a Escritura Pública de União Estável.

Para obter mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da Caixa ou entrar em contato com a instituição através do serviço de atendimento ao cliente Fale Conosco, pelo número 0800 726 0207. Esse canal de comunicação está disponível para esclarecer dúvidas e fornecer o suporte necessário aos trabalhadores durante o processo de solicitação do saque por calamidade.