Trabalhadores em 18 municípios de nove estados têm a oportunidade de solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), mas é importante estar ciente de que o prazo para resgatar esse benefício social está se esgotando em algumas localidades.
As cidades afetadas estão nos estados do Acre, Maranhão, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A liberação do saque foi feita pela Caixa Econômica Federal devido às fortes chuvas que atingiram esses municípios e prejudicaram a população.
Quem tem direito ao saque do FGTS?
Para ter direito ao saque-calamidade do FGTS, é necessário ter saldo na conta do FGTS e não ter realizado um saque por motivos semelhantes nos últimos 12 meses. O valor máximo que pode ser retirado é de R$ 6.220,00. A solicitação pode ser feita de forma fácil e rápida através do aplicativo FGTS, na opção "Meus Saques", pelo celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência bancária.
Ao fazer a solicitação, é possível indicar uma conta da Caixa Econômica Federal, incluindo a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo adicional. Atualmente, existem 18 municípios com pagamento vigente do Saque FGTS por motivo de calamidade. Confira abaixo a lista completa e os prazos para solicitação:
- São Luiz do Paraitinga (SP): até 7 de junho
- Tuiuti (SP): até 27 de junho
- Benedito Novo (SC): até 5 de junho
- Corupá (SC): até 5 de junho
- São Bento do Sul (SC): até 9 de julho
- São João do Itaperiú (SC): até 27 de junho
- Dom Pedro (RS): até 17 de julho
- São Gonçalo (RJ): até 4 de junho
- Valença (RJ): até 27 de junho
- Bandeirantes (PR): até 20 de junho
- Nova Laranjeiras (PR): até 7 de junho
- Tibagi (PR): até 18 de junho
- Caruaru (PE): até 27 de junho
- Rio Branco (AC): até 23 de junho
- Xapuri (AC): até 27 de junho
- Pedreiras (MA): até 21 de junho
- Trizidela do Vale (MA): até 21 de junho
- Epitaciolândia (AC): até 27 de junho
Como solicitar o saque-calamidade do FGTS?
Para solicitar o saque, siga o passo a passo a seguir:
- Faça o download do aplicativo FGTS e insira suas informações de cadastro;
- Acesse a opção "Meus Saques" e selecione "Outras situações de saque - Calamidade pública";
- Selecione a cidade afetada;
- Envie os documentos necessários: foto de um documento de identidade e comprovante de residência em nome do trabalhador emitido até 120 dias antes do decreto de calamidade;
- Escolha a opção para creditar o valor em uma conta da Caixa Econômica Federal, incluindo a Poupança Digital CAIXA Tem, ou em outro banco, e envie a solicitação;
- O prazo para análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
Para obter mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da Caixa Econômica Federal ou entrar em contato pelo Fale Conosco no número 0800 726 0207.
Não perca o prazo para solicitar o saque do FGTS se você se encontra em uma das cidades afetadas pelas fortes chuvas. Essa é uma oportunidade importante de auxílio em momentos de dificuldade. Fique atento e aproveite esse benefício, caso seja elegível.
Quem tem direito ao saque-calamidade do FGTS?
Para ter direito ao saque-calamidade do FGTS, é necessário ter saldo na conta do FGTS e não ter realizado um saque por motivos semelhantes nos últimos 12 meses. O valor máximo que pode ser retirado é de R$ 6.220,00.
Como solicitar o saque-calamidade do FGTS?
Para solicitar o saque, é preciso fazer o download do aplicativo FGTS e inserir suas informações de cadastro; acessar a opção "Meus Saques" e selecionar "Outras situações de saque - Calamidade pública"; após, selecione a cidade afetada e envie os documentos necessários.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.