A Caixa Econômica Federal liberou em 29 de dezembro o saque calamidade do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para trabalhadores que moram nos municípios de Paraúna (GO) e Florianópolis (SC). A liberação se dá devido às fortes chuvas nas cidades e pode ser solicitada para a Caixa Econômica Federal através do aplicativo FGTS, disponível para sistema Android e iOS.
Conforme os endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, os moradores das áreas afetadas em Paraúna-GO, têm até o dia 14 de março de 2023 para fazer a solicitação da utilização do FGTS para o saque calamidade. Para os trabalhadores que moram em Florianópolis-SC, poderão pedir a liberação dos valores até dia 15 de março de 2023.
Quem tem direito ao Saque Calamidade do FGTS?
Além de comprovar que reside na área afetada pelas catástrofes naturais, o trabalhador precisa possuir saldo em suas contas do FGTS e não ter retirado valores dessas contas pelo mesmo motivo, em pelo menos, nos últimos 12 meses. O valor máximo de saque para esta modalidade é de R$ 6.220,00.
A solicitação pode ser feita pelo aplicativo FGTS, na opção Meus Saques, sem precisar comparecer a uma agência. Após a solicitação, é necessário indicar uma conta para o depósito dos valores, podendo ser uma conta da Caixa, a própria Poupança Digital Caixa Tem, ou ainda alguma outra instituição financeira de sua preferência, sem nenhum custo.
Como solicitar o saque calamidade do FGTS?
Veja abaixo o passo a passo para solicitar o saque por calamidade do FGTS:
- Após o download do aplicativo FGTS em seu celular, insira o seu login e senha do cadastro;
- Clique na opção "Meus saques" e selecione "Outras situações de saque", "Calamidade pública" e acesse a cidade;
- Encaminhe os seguintes documentos: foto de documento de identidade ou CNH ou Passaporte e comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade);
- Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a);
- Selecione a opção para creditar o valor em uma conta bancária de seu nome e envie a solicitação.
Em caso de aprovação do pedido, entre a análise e o crédito na conta pode levar até cinco dias úteis.
Municípios com saque calamidade do FGTS
Até o momento, são 198 municípios que estão habilitados para o Saque Calamidade do FGTS em 2022. Entre os estados, estão:
- Alagoas;
- Amapá;
- Bahia;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Minas Gerais;
- Pernambuco;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Sul;
- Rio Grande do Norte;
- Santa Catarina;
- São Paulo.
A lista completa de municípios e o prazo de solicitação o trabalhador pode conferir aqui .
Para mais informações, acesse o site da Caixa ou entre em contato com pelo Fale Conosco 0800 726 0207.
Quem tem direito ao Saque Calamidade do FGTS?
Além de comprovar que reside na área afetada pelas catástrofes naturais, o trabalhador precisa possuir saldo em suas contas do FGTS e não ter retirado valores dessas contas pelo mesmo motivo, em pelo menos, nos últimos 12 meses.
Quais cidades podem realizar o saque calamidade do FGTS?
A partir da última quinta-feira (29), os trabalhadores que moram nos municípios de Paraúna (GO) e Florianópolis (SC) podem solicitar o saque calamidade do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. A liberação se dá devido às fortes chuvas nas cidades e pode ser solicitada para a Caixa Econômica Federal através do aplicativo FGTS.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.