A Caixa Econômica Federal liberou em 29 de dezembro o saque calamidade do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para trabalhadores que moram nos municípios de Paraúna (GO) e Florianópolis (SC). A liberação se dá devido às fortes chuvas nas cidades e pode ser solicitada para a Caixa Econômica Federal através do aplicativo FGTS, disponível para sistema Android e iOS.

Conforme os endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, os moradores das áreas afetadas em Paraúna-GO, têm até o dia 14 de março de 2023 para fazer a solicitação da utilização do FGTS para o saque calamidade. Para os trabalhadores que moram em Florianópolis-SC, poderão pedir a liberação dos valores até dia 15 de março de 2023.

Quem tem direito ao Saque Calamidade do FGTS?

Além de comprovar que reside na área afetada pelas catástrofes naturais, o trabalhador precisa possuir saldo em suas contas do FGTS e não ter retirado valores dessas contas pelo mesmo motivo, em pelo menos, nos últimos 12 meses. O valor máximo de saque para esta modalidade é de R$ 6.220,00.

A solicitação pode ser feita pelo aplicativo FGTS, na opção Meus Saques, sem precisar comparecer a uma agência. Após a solicitação, é necessário indicar uma conta para o depósito dos valores, podendo ser uma conta da Caixa, a própria Poupança Digital Caixa Tem, ou ainda alguma outra instituição financeira de sua preferência, sem nenhum custo.

Como solicitar o saque calamidade do FGTS?

Veja abaixo o passo a passo para solicitar o saque por calamidade do FGTS:

  • Após o download do aplicativo FGTS em seu celular, insira o seu login e senha do cadastro;
  • Clique na opção "Meus saques" e selecione "Outras situações de saque", "Calamidade pública" e acesse a cidade;
  • Encaminhe os seguintes documentos: foto de documento de identidade ou CNH ou Passaporte e comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade);
  • Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a);
  • Selecione a opção para creditar o valor em uma conta bancária de seu nome e envie a solicitação.

Em caso de aprovação do pedido, entre a análise e o crédito na conta pode levar até cinco dias úteis.

Municípios com saque calamidade do FGTS

Até o momento, são 198 municípios que estão habilitados para o Saque Calamidade do FGTS em 2022. Entre os estados, estão:

A lista completa de municípios e o prazo de solicitação o trabalhador pode conferir aqui .

Para mais informações, acesse o site da Caixa ou entre em contato com pelo Fale Conosco 0800 726 0207.