Na última terça-feira (13), o Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2019, de autoria do senador Plínio Valério (PSDB-AM), chamada de IPTU Verde. O objetivo do projeto, é diminuir o valor do IPTU para os imóveis que ajudam a preservar o meio ambiente.
Segundo a PEC, não vai ser considerado, no cálculo do IPTU, a área de certo imóvel que tenha vegetação nativa. Ademais, o texto possibilita que o município conceda desconto a alguns imóveis.
Abaixo, confira os detalhes de quem pode acessar esse desconto do IPTU.
Quais imóveis poderão acessar o desconto no IPTU?
Em suma, o texto da PEC permite que o município dê desconto para o imóvel que possuir:
- Aproveitamento de águas pluviais;
- Reuso da água;
- Tratamento local das águas residuais;
- Recarga do aquífero;
- Utilização de telhados verdes;
- Grau de permeabilização do solo;
- Utilização de energia renovável no imóvel.
De acordo com Plínio Valério,
A partir de agora, a PEC segue para a Câmara dos Deputados. A isenção do IPTU de áreas com vegetação nativa só deve valer 180 dias depois da promulgação. A chance de desconto para imóveis sustentáveis vigoraria a partir da promulgação.
Porém, é importante citar: a PEC não obriga nenhum município a dar o desconto para o dono de imóvel sustentável, pois a partir disso leis municipais devem ser criadas com o mesmo propósito.
Argumentos dos senadores
Segundo o senador Plínio Valério (PSDB-AM), o objetivo da PEC é conseguir elevar o número de brasileiros que valorizam e realizam boas práticas de sustentabilidade. Para isso, é preciso buscar estímulos:
"Buscamos incentivar as municipalidades a induzir os cidadãos e as empresas a construir e comprar imóveis que preservem os escassos recursos hídricos, economizem energia e preservem vegetação nas áreas urbanas", explica Valério.
Enquanto isso, a relatora da matéria, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), afirma que as alterações devem estimular a proteção do meio ambiente. Além disso, deve reduzir o desmatamento e aumentar as iniciativas sustentáveis.
Por fim, Gama citou que já existe uma prática semelhante, que é adotada no Distrito Federal e nos municípios de Salvador (BA), Vila Velha (ES), São Carlos (SP), Araraquara (SP), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).
Imóveis sustentáveis terão desconto no IPTU?
Foi aprovado no Senado, a PEC 13/2019, chamada IPTU Verde, que reduz o valor do IPTU para os imóveis que ajudam a preservar o meio ambiente. Agora, a proposta segue para votação na Câmara dos Deputados.
Quais imóveis poderão acessar o desconto no IPTU Verde?
O texto da PEC permite que o município dê desconto para o imóvel que possuir: Aproveitamento de águas pluviais; Reuso da água; Tratamento local das águas residuais; Recarga do aquífero; Utilização de telhados verdes; Grau de permeabilização do solo; e Utilização de energia renovável no imóvel.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.