Está aberto o período de inscrições para o processo seletivo do Sisu 2023/2. O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital com o cronograma do processo seletivo para ingresso no ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada.

Assim, as inscrições para o Sisu no segundo semestre de 2023 terão início em 19 de junho e seguirão até 22 de junho. Confira abaixo o calendário completo:

  • Inscrições: 19 a 22 de junho
  • Resultado: 27 de junho
  • Matrícula dos selecionados: 29 de junho a 4 de julho
  • Lista de espera: 27 de junho a 4 de julho
  • Divulgação da lista de espera: 7 de julho
  • Convocação por meio da lista de espera: a partir de 10 de julho

Inscrições Sisu 2023/2

Na primeira edição do Sisu 2023, mais de 128 instituições de ensino, incluindo 63 universidades federais, ofereceram um total de 226.349 vagas para cursos de graduação. Mais de 1 milhão de estudantes se inscreveram nesta edição do Sisu 2023. O período de adesão das instituições foi de 22 a 26 de maio.

A segunda edição de 2023 oferta 51.227 vagas em 1.666 cursos, de 65 instituições de ensino superior.

A inscrição no processo seletivo do Sisu é gratuita e deve ser realizada pela internet, na segunda quinzena de junho, por meio do site oficial do processo seletivo do MEC, dentro do prazo estipulado pelo MEC.

Para participar, o candidato deve ter feito o Enem mais recente (2022) e não pode ter zerado a prova de redação. O Sisu permite que cada candidato escolha até duas opções de curso entre as disponíveis em cada processo seletivo.

Caso não seja selecionado em nenhuma das duas opções, o candidato ainda pode concorrer a uma vaga por meio da lista de espera do Sisu. A lista será divulgada no mesmo dia em que for anunciado o resultado do Sisu, de acordo com o cronograma mencionado acima.

Passo a passo - Inscrição no Sisu

Para se inscrever, o participante deve ter cadastro no Login Único do Governo Federal e acessar o Portal Acesso Único preenchendo CPF e senha. Então, siga o passo a passo:

  1. Após fazer o login no Portal, clique em "Inscreva-se" na primeira caixa informativa do cronograma;
  2. O site irá redirecionar o usuário para o Sistema do Sisu, que deverá clicar em "Entrar com GOV.BR";
  3. Antes de iniciar a inscrição, o participante deve conferir e confirmar os dados cadastrais localizados na barra superior da tela de inscrição;
  4. O próximo passo é a escolha do curso. Selecione a opção "Fazer inscrição na 1ª opção", consulte as opções de vagas e escolha o curso, instituição e estado para o qual pretende concorrer;
  5. Na tela Modalidade, escolha a concorrência disponível para o curso e clique no botão Escolher essa modalidade;
  6. Caso queira se inscrever em duas opções de curso, basta repetir o procedimento clicando em "Fazer ionscrição na 2ª opção";
  7. Na tela Confirmação, confira os dados do curso e modalidade escolhidos, a documentação exigida pela instituição e clique em "Confirmar minha inscrição nesta opção";
  8. O sistema apresentará um resumo das informações das duas opções em que o candidato está inscrito no processo seletivo do Sisu 2023/2.

Entenda o Sistema de Seleção Unificada - Sisu

O Sisu, Sistema de Seleção Unificada, é uma plataforma desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) que possibilita o acesso de estudantes ao ensino superior público no Brasil.

Por meio do Sisu, os candidatos podem concorrer a vagas em universidades federais, institutos federais, estaduais e algumas instituições privadas que aderiram ao programa. O processo seletivo utiliza as notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de classificação.

Com o Sisu, o acesso à educação de qualidade torna-se mais democrático e transparente, proporcionando oportunidades para milhares de estudantes alcançarem seus objetivos acadêmicos.