Saíram as principais datas do cronograma do Fies, Sisu e Prouni para o segundo semestre de 2023. O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial do dia 7 de junho os editais com os cronogramas dos três principais processos seletivos para quem deseja cursar o ensino superior.

O primeiro a abrir o prazo será o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições para 2023/2 começaram no dia 19 e seguiram até 22 de junho. Ainda em junho, o Programa Universidade para Todos (Prouni) deu início ao período de inscrição, que foi de 27 a 30 de junho.

Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá inscrições para a seleção 2023/2 entre 4 e 7 de julho. As datas das demais etapas, como divulgação do resultado e período para matrícula você confere abaixo.

Calendário Sisu 2023/2

  • Inscrições - 19 a 22 de junho
  • Resultado - 27 de junho
  • Matrícula dos selecionados - 29 de junho a 4 de julho
  • Lista de espera - 27 de junho a 4 de julho
  • Divulgação da lista de espera - 7 de julho
  • Convocação por meio da lista de espera - a partir de 10 de julho

Na primeira edição do Sisu 2023, mais de 128 instituições de ensino - sendo 63 universidades federais - ofereceram 226.349 vagas para cursos de graduação. Ao todo, mais de 1 milhão de estudantes se inscreveram nesta edição do Sisu 2023.

A inscrição no processo seletivo do Sisu é gratuita e deve ser feita pela internet dentro do prazo estipulado pelo MEC. Para participar o candidato deve ter realizado a edição mais recente do Enem (2022), desde que não seja treineiro, e não ter zerado a prova de redação. O Sisu permite que cada candidato escolha até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo.

Caso não seja selecionado em nenhuma das duas opções, o candidato ainda pode disputar uma vaga por meio da lista de espera do Sisu. A lista sai no mesmo dia em que é divulgado o resultado do Sisu, conforme o cronograma acima.

Calendário Prouni 2023/2

  • Inscrições - 27 a 30 de junho
  • Resultado Primeira chamada: 4 de julho
  • Resultado Segunda chamada: 24 de julho
  • Lista de espera - 14 e 15 de agosto
  • Divulgação da lista de espera - 18 de agosto

As inscrições para o Prouni 2023/2 já tem data para iniciar: no dia 27 de junho. Na primeira edição da seleção, o governo ofertou 288 mil bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação de instituições de ensino privadas. O número de inscritos no Prouni 2023/1 ultrapassou 1 milhão.

Os critérios para participar da seleção são: ter realizado uma das duas últimas edições do Enem (2021 ou 2022) e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. O estudante também não pode ter tirado nota zero na prova de redação ou ter participado do Enem como treineiro.

Caso seja pré-selecionado, o estudante deverá comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa (R$ 1.980) para obter a bolsa integral. Para ter acesso à bolsa de 50% (parcial), o selecionado deve possuir renda mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 3.960).

O processo seletivo do Prouni exige que o candidato atenda ainda pelo menos uma das seguintes condições:

  • tenha cursado:
    1. o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
    2. o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
    3. o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
    4. o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
    5. o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e
  • seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos

Calendário Fies 2023/2

  • Inscrições - 4 a 7 de julho
  • Resultado - 11 de julho
  • Complementação da inscrição dos pré-selecionados em chamada única - 12 a 14 de julho
  • Convocação por meio da lista de espera - 18 de julho a 29 de agosto
  • Fies - Inscrições postergadas
  • Complementação da inscrição postergada para o segundo semestre de 2023 - 14 a 16 de junho

O programa que facilita o acesso ao crédito para financiamento de cursos de graduação em universidades privadas exige que o candidato tenha feito alguma edição do Enem a partit de 2010, além de ter obtido média nas provas igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a prova de redação.

Outro critério para ser selecionado no Fies é ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa. Em 2023, mais de 112 mil vagas foram oferecidas no primeiro processo seletivo do Fies.