Milhões de contribuintes interessados em saber se terão direito à restituição do Imposto de Renda 2023 estão enfrentando um obstáculo para fazer a consulta: o site da Receita Federal apresenta instabilidade na manhã desta quarta-feira, 24 de maio.

A consulta ao 1º lote da restituição do IRPF 2023 ficou disponível às 10 horas da manhã de hoje pelo site https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br e pelo aplicativo, mas as duas plataformas apresentam problemas na hora de realizar a consulta aos valores.

Logo após as 10h, a Receita Federal anunciou nas redes sociais que a consulta estava liberada e as respostas dos usuários já indicavam problemas com o sistema.

O site Downdetector, que monitora problemas de serviços e plataformas da web, começou a receber relatos de problemas com o site da Receita Federal a partir das 10h, chegando a atingir quase 130 notificações de usuários, sendo 84% relacionadas ao website, 11% ao aplicativo móvel e 6% a problemas de login.

Recebem o dinheiro de volta neste primeiro lote os contribuintes que se enquadram nos grupos prioritários, sendo:

  • 246.013 idosos acima de 80 anos;
  • 2.464.031 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 163.859 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstica grave;
  • 1.052.002 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 204.020 pessoas que não possuem prioridade legal, mas optaram pela declaração pré-preenchida ou pelo pix como forma de recebimento.

De acordo com o órgão, esse é maior valor já pago em um lote de restituição do IRPF - serão repassadados R$ 7,5 bilhões para 4.129.925 contribuintes. O lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

Nas redes sociais, os usuários que aguardavam para consultar se foram contemplados no primeiro lote do IR 2023 reclamaram sobre os problemas apresentados no site da Receita:

Como consultar restituição IRPF 2023

O contribuinte que deseja saber se foi contemplado no primeiro lote de restituição do IR 2023 poderá fazer a consulta pelo site da Receita Federal na internet, clicando em Meu Imposto de Renda e depois em Consultar Restituição ou então acessando o link direto: https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/.

Para consultar a restituição o órgão exige o preenchimento de dados como o número do CPF e data de nascimento, além de selecionar o ano de exercício (2023). A mesma página permite a consulta a valores de restituição de anos anteriores.

Segundo o órgão, o dinheiro será creditado na conta do contribuinte no dia 31 de maio. O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração do imposto de renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix.

Consulta pelo app da Receita Federal

A Receita ainda disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente nas bases da Receita Federal as informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral do CPF.

Na manhã desta quarta-feira, o aplicativo da Receita Federal também apresentava instabilidade ao acessar a página de Consulta a Restituição do IRPF. Após preencher os dados, o sistema ficava em tela de carregamento por alguns minutos e então exibia a seguinte mensagem:

App da Receita Federal fica fora do ar no primeiro dia de consulta ao lote de restituição