A poucos dias das eleições para Presidente da República, Governador, Senador e Deputados, muitos eleitores brasileiros ainda buscam formas de ter seu documento eleitoral. Mesmo não sendo obrigatório para votar, um documento de identificação (RG ou CNH) já valem, o título tem todos os dados da seção e local de votação.

Marcada para domingo, dia 2 de outubro, o horário das sessões eleitorais vai das 8h às 17h na maior parte do país, mas em alguns estados possui horários diferentes. Devido ao avanço da tecnologia, o cidadão não precisa mais nem ir ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de sua cidade para solicitar o título de eleitor. Agora, o processo é feito totalmente online no Portal do TSE, desde o processo de alistamento, atualização e regularização cadastral.

Mas outra novidade que muitas pessoas ainda não sabem, é que é possível emitir o título de eleitor em casa, ou em algum local que tenha uma impressora. Isso porque é possível imprimir o documento, que vem com um QR Code. O código de barras pode ser escaneado por um celular equipado com câmera, facilitando o acesso a qualquer arquivo digital.

Como imprimir o título de eleitor?

Para que o eleitor possa imprimir o título, é necessário acessar o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), clicar na aba chamada "Eleitor e Eleições", e depois escolher a opção "Autoatendimento do Eleitor".

Nesta tela será necessário clicar em "Imprimir Título Eleitoral" e preencher os dados solicitados (nome, número do título eleitoral ou CPF, data de nascimento, nome da mãe e nome do pai). Em caso de não constar alguma dessas últimas opções, basta clicar em "não consta".

O eleitor poderá imprimir direto o documento, ou então, baixar o arquivo em formato PDF. O título terá um QR Code que irá validar o documento como oficial na hora da votação.

Veja abaixo como será o documento:

Imagem: Reprodução

Importante: Apenas o título eleitoral impresso não permite a votação, caso você não tenha feito a biometria no TRE local. Ou seja, um documento com foto ainda será necessário para votar. Veja quais são aceitos:

  • Carteira de identidade
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Identidade social
  • Passaporte
  • Certificado de reservista
  • Carteira de trabalho.

Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto apareça.

e-Título não será emitido no domingo de eleição

Outra maneira do eleitor descobrir qual sua seção eleitoral é através do aplicativo e-Título. Porém, o TSE está alertando os cidadãos que baixem o aplicativo pelo menos dois dias antes das eleições.

Essa recomendação se dá porque a emissão do e-Título estará suspensa no domingo, dia 2 de outubro, dia da votação. Outra questão é que o fluxo de acessos costuma ser muito grande nesses dias, o que pode causar lentidão no sistema do governo.

Caso você saiba o seu local de votação e seção eleitoral, pode levar apenas um documento oficial com foto para votar.

Vale lembrar que não será permitido o uso de celular no momento do voto.