A partir desta segunda-feira, 7 de março, aqueles que consultaram o Sistema Valores a Receber (SVR) e que têm algum dinheiro esquecido em instituições financeiras, poderão começar a solicitar o resgate dos valores.

Lançada pelo Banco Central, a ferramenta está sendo liberada por etapas. Desde o dia 14 de fevereiro, o cidadão pode consultar se tem dinheiro esquecido acessando o site valoresareceber.bcb.gov.br e informando o CPF e a data de nascimento. No entanto, o sistema só informa se o cidadão tem ou não valores a receber e marca uma nova data para consultar o valor e como resgatar.

A partir de agora, inicia então a segunda etapa que é a de acesso às informações relacionadas aos valores (quantia de dinheiro disponível, onde foi esquecido, etc) e de solicitação de resgates. Para essa segunda etapa será necessário ter uma conta do Sistema Gov.br.

Abaixo, saiba mais sobre a ferramenta, veja o passo a passo para fazer a consulta e como ter uma conta Gov.br para acessar a ferramenta nessa segunda etapa.

Datas para consultar e resgatar valores

Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer a consulta e quem tiver valores a receber será orientado a retornar a partir do dia 7 de março, em uma data agendada de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário abaixo.

O sistema dará preferência para pessoas ou empresas mais velhas - aquelas que nasceram/foram criadas antes de 1968 - que terão acesso aos valores primeiramente. Confira:

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) Período de agendamento (consulta e resgate)
Antes de 1968 7 a 11/3
Entre 1968 e 1983 14 a 18/3
Após 1983 21 a 25/3
Fonte: Banco Central/Valores a Receber

Quando receber o agendamento, é importante confirmar se ele foi para o período de 4h às 14h ou de 14h às 24h.

E se eu perder a data, o que faço?

Se você esquecer ou perder a data e o período, não tem problema. Além dessa primeira data, será possível voltar no sábado da repescagem. Veja o calendário da repescagem abaixo:

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 12/3
Entre 1968 e 1983 19/3
Após 1983 26/3
Fonte: Banco Central/Valores a Receber

A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h e se o cidadão perder também o sábado de repescagem, ele ainda poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022.

Mas caso a consulta e/ou resgate não sejam feitos em nenhuma dessas datas, não se preocupe, pois isso não afeta o direito sobre os recursos a devolver. Eles continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite o resgate.

Como criar uma conta Gov.br?

Criada pelo governo federal para dar acesso a diversos serviços públicos digitais, a conta Gov.br é uma identificação que comprova em meios digitais que você é você. Com ela, você se identifica com segurança na hora de acessar serviços digitais. Além disso, com um único login e senha o cidadão pode acessar vários serviços.

Totalmente gratuita, ela está disponível para todo cidadão brasileiro ou estrangeiro que tiver registro na base de dados do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Mas ela possui três níveis de login: bronze, prata e ouro.

O nível da conta depende das informações disponibilizadas pelo usuário e dependendo do nível alcançado pelo cidadão ele poderá acessar mais ou menos serviços.

Se o cidadão ainda não possui login Gov.br, ele pode fazer seu cadastro gratuito no site do Governo Federal ou pelo App Gov.br disponível nas plataformas iOS e também Android.

  • Se estiver no aplicativo, clique no botão "Entrar com gov.br", e se estiver no site, clique no botão "Criar conta gov.br";
  • Em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.

Valores serão depositados em até 12 dias úteis

Os cidadãos que tiverem valores a resgatar por meio do Sistema Valores a Receber (SVR) deverão receber o dinheiro das instituições financeiras em até 12 dias úteis após a solicitação. Foi o que informou o chefe do Departamento Institucional do Banco Central, Carlos Eduardo Gomes.

O Banco Central ressaltou ainda que os usuários terão a possibilidade de solicitar o resgate via Pix. Isso já havia sido anunciado em janeiro, quando o Banco Central lançou a ferramenta. Na oportunidade, o BC disse que a transferência poderia ser feita de duas formas:

  • no caso de bancos ou instituições financeiras que aderiram a termo específico junto ao BC: diretamente via Pix na conta indicada pelo beneficiário no Registrato;
  • nos outros casos, o beneficiário informará seus dados de contato no sistema e o meio de pagamento ou de transferência será informado pela instituição.

Fique atento para não cair em golpes

  • O único site para consulta e solicitação desses valores é o valoresareceber.bcb.gov.br;
  • O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais;
  • NINGUÉM está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber;
  • Portanto, NUNCA clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram;
  • NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!