Encerrou na sexta-feira de 25 de março, o prazo para um novo grupo consultar os valores a receber no Banco Central. A consulta para nascidos a partir de 1984 abriu na segunda-feira (21) e terminou ontem.

A consulta pode ser feita pelo site do BC - valoresareceber.bcb.gov.br, bem como o pedido do resgate dos valores. Agora, quem perdeu o prazo precisa ficar atento ao novo prazo, o período de "repescagem".

Segundo o cronograma divulgado pelo Banco Central, os primeiros a terem a consulta liberada foram os nascidos antes de 1968. Eles deveriam acessar o site entre os dias 7 e 11 de março. Depois foi a vez dos nascidos entre 1969 e 1983, cuja consulta foi liberada entre os dias 14 e 18 de março. Agora, nessa última semana, foi a vez dos nascidos depois de 1983, ou seja, a partir de 1984 para cá. O sistema esteve liberado para esse grupo entre a segunda, dia 21 e a sexta-feira, dia 25.

Para este último grupo que perdeu o prazo ocorre agora o sábado da repescagem, uma data em que, aqueles que esqueceram ou não puderam acessar durante a semana, têm mais uma chance de conferir os valores a receber.

Mas e para aqueles que perderam a data de acesso ou que não puderam acessar o Sistema Valores a Receber na semana agendada, como fica agora? Veja abaixo.

Perdi o prazo; o que fazer agora?

Segundo o Banco Central, aqueles que esqueceram ou não puderam fazer a consulta no prazo agendado, terão uma nova oportunidade a partir da próxima segunda-feira, dia 28 de março, independente da data de nascimento.

O cronograma de liberações foi criado inicialmente apenas para evitar que um grande número de acessos acontecesse ao mesmo tempo ao sistema e o derrubasse ou o tornasse muito lento. Agora, porém, que a maior parte das pessoas já fizeram a consulta e a solicitação do resgate, o acesso ficará liberado por mais um tempinho para aqueles que ficaram para trás na consulta.

Além disso, o BC também destacou em seus comunicados que caso a consulta e/ou resgate não sejam feitos em nenhuma dessas datas, não há razão para se preocupar, pois isso não afeta o direito sobre os recursos a devolver. Eles continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite o resgate.

Nova consulta terá início em maio

Se na primeira consulta ao sistema, liberado em 14 de fevereiro, o seu saldo estava zerado para valores a receber, saiba que é possível que na próxima fase de liberação apareçam recursos. E ela está prevista para acontecer a partir do dia 2 de maio de 2022.

Isso se dá porque o Banco Central já anunciou que vai aprimorar a ferramenta Valores a Receber e a cada etapa ela irá englobar um numero maior de serviços financeiros.

Atualmente a plataforma agrega cinco dados diferentes de valores esquecidos. São eles:

  • Contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
  • Tarifas cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários de cooperativas de crédito;
  • Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados.

Nas próximas fases devem ser reunidas ainda mais 7 informações de valores esquecidos, sendo:

  • Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
  • Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
  • Entidades em liquidação extrajudicial FGC (Fundo Garantidor de Créditos);
  • FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito).

Como vai funcionar a próxima fase?

O Banco Central ainda ainda não deu detalhes, porém, ao que tudo indica, o processo será mais ou menos o mesmo dessa primeira fase, ou seja, haverá um período de consulta com o CPF e data de nascimento apenas para verificar se há dinheiro disponível ou não e num segundo momento, em data agendada, se o cidadão tiver valores, ele poderá solicitar o resgate.

A estimativa é de que R$ 8 bilhões sejam devolvidos para a população e empresas, sendo R$ 4 bilhões somente nesta primeira fase, que está terminando. O restante do valor deverá ser devolvido nas próximas fases, incluindo a prevista para iniciar em maio.

Passo a passo para resgatar valores

Caso você pertença ao grupo que ainda não conseguiu fazer o resgate dos valores esquecidos, ou se você já quer estar preparado para a próxima fase, veja abaixo o passo a passo de como consultar e soliticitar a devolução do seu dinheiro.

Passo 1

Faça a consulta para saber se você ou sua empresa têm valores a receber do Sistema Financeiro.

Dados necessários

  • Pessoa física: CPF e data de nascimento
  • Pessoa jurídica: CNPJ e data de abertura

- Se tiver valores a receber, siga para o passo 2.

- Se não tiver valores a receber, volte na data informada pelo sistema, quando as instituições terão enviado novos dados ao Banco Central.

Passo 2

Verifique a data informada pelo sistema para você consultar o valor e solicitar a devolução. Fique atento também ao horário do seu agendamento (das 4h às 13h59h ou das 14h às 23h59).

Passo 3

Se você tiver valores a receber, o botão "Acessar meus Valores a Receber" ficará disponível.

Passo 4

Faça login com sua Conta gov.br (nível prata ou ouro).

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Passo 5

Leia e aceite o Termo de Ciência.

Passo 6

Veja na tela do sistema:

  • o valor a receber;
  • a instituição que deve devolver o valor;
  • a origem (tipo) do valor a receber; e
  • informações adicionais, quando for o caso.

Passo 7

Clique na opção que o sistema mostrar e siga as orientações indicadas:

Quando a opção "Solicitar por aqui" estiver disponível:

  • A instituição devolverá o valor via Pix em até 12 dias úteis.
  • Selecione uma das suas chaves Pix e informe seus dados pessoais.
  • Guarde o número de protocolo, para entrar em contato com a instituição, se necessário.

Quando a opção "Solicitar via instituição" estiver disponível:

  • A instituição não faz devolução por Pix em até 12 dias úteis.
  • Entre em contato pelo telefone ou e-mail informado pela instituição para combinar a forma de devolução.