A exigência do visto brasileiro para americanos será retomada. O anúncio foi feito pelo Governo Federal e a decisão partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disso, o Brasil deve retomar a obrigatoriedade de documento para os turistas que também venham da Austrália, Canadá e Japão.

De acordo com a Folha de S. Paulo, o Ministério de Relações Exteriores continua comunicando as representações dos países que deverão ter que obter a exigência, nos quais devem cobrar as mesmas regras determinadas para os brasileiros.

O governo já vinha analisando qual seria o verdadeiro impacto da medida para o turismo, desde que retomou a exigência, no início do ano. O documento trata de reciprocidade, que foi adotado historicamente pelo Itamaraty.

Obrigatoriedade foi revogada em 2019

Em março de 2019, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) havia revogado a exigência do visto para estrangeiros, quando estava programado para viajar para os Estados Unidos, em um encontro com o ex-presidente Donald Trump.

Na época, as determinações eram válidas para os turistas que vinham para o Brasil à negócios, atividades artísticas, esportivas e trânsito. A medida também se estendia para pessoas que o governo classificou "em situações excepcionais por interesse nacional"

Estudo comparou se ocorreu aumento dos turistas

O Ministério das Relações Exteriores fez um estudo comparando se em 2019, o número de turistas vindos ao Brasil teve um grande impacto, foi maior que os anos de 2018 e 2022, quando o distanciamento social da pandemia deixaram de ser obrigatórias.

A pasta revelou que, em relação aos Estados Unidos, em 2018 houve um maior aumento de turistas comparado a 2019, representando uma alta de 12%, passando de 391 mil para 439 mil. Já em 2022, no total, foram 355 mil americanos em viagens com destino ao Brasil, período em que a pandemia saiu de sua fase mais crítica.

No caso dos turistas vindos do Japão com destino ao Brasil, a queda foi de 4% entre os anos de 2018 e 2019, caindo de 59 mil para 56 mil. Em 2022, os turistas que vieram do Japão representaram 16.8 mil pessoas.