Para muitos, uma simples moeda de 1 real não tem praticamente nenhum valor. Já para os colecionadores e amantes da numismática, esta moeda pode valer uma pequena fortuna. Quer saber se possui uma dessas preciosidades em casa? Então siga lendo o nosso artigo!

O detalhe que torna a moeda de 1 real valiosa e rara

Muitas moedas que foram produzidas no Brasil desde 1994, viraram objeto de desejo doas colecionadores e amantes da numismática. Seja por se tratar de edição limitada, seja por algum detalhe e erro de cunhagem. Uma dessas moedas que se destaca é a de 1 real do ano de 1998 e que é conhecida como moeda com o ‘’reverso invertido’’.

A moeda é chamada assim por conta de um erro de produção, onde as duas faces da moeda não possuem o alinhamento padrão. Ou seja, os dois lados não estão alinhados corretamente, fazendo com que um dos lados fique correto e o outro de cabeça para baixo.

Apesar de não ser um erro intencional, esse detalhe faz com que essas moedas tenham um alto valor entre os colecionadores por serem consideradas raras.

Ainda relação à moeda de 1 real com reverso invertido, ela foi produzida entre 1998 e 2022 e ainda podem ser encontradas por aí, contudo, são muito raras.

Como identificar a moeda de 1 real com reverso invertido e quanto ela vale?

Para identificar se a moeda de 1 real trata-se de reverso invertido, basta segurar a moeda na posição normal do verso e em seguida girar a moeda verticalmente de baixo para cima. Se a parte da frente, que exibe o valor e o ano de cunhagem, aparecer de cabeça para baixo, certamente se trata de uma moeda com o reverso invertido.

Com esse pequeno erro de cunhagem, uma simples moeda de 1 real, pode se transformar em uma verdadeira raridade para os colecionadores.

Essas moedas com o reverso invertido podem valer até R$ 2.500, caso estejam em perfeitas condições.

Portanto, sempre fique atento a todas as moedas de 1 real que passam por suas mãos, sempre conferindo os detalhes, pois, você pode ter uma pequena fortuna bem à frente.