A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) abriu 120 vagas para admissão de pessoal no curso preparatório de Oficiais. O certame será organizado e executado pela Exatus Promotores de Eventos e Consultoria, e o Curso de Formação de Oficiais começará ainda este ano, recrutando candidatos de ambos os sexos.

As vagas serão para candidatos que tenham certificado de conclusão de Ensino Médio. Durante a realização do Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares, o Aluno-Oficial perceberá remuneração mensal, de acordo com a Lei de vencimentos da PMERJ e será militar da ativa da corporação, sujeito a toda legislação em vigor, pois ao iniciar o curso ocorrerá a incorporação do aluno no estado efetivo da corporação.

Após conclusão do Curso de Formação de Oficiais com aproveitamento, os Alunos Oficiais serão declarados Aspirantes a Oficial PM e posteriormente lotados e distribuídos nas Unidades da PMERJ. Segundo o edital, 20% das vagas serão destinadas aos candidatos negros, pardos ou índios. Veja o edital.

As inscrições para participar do processo seletivo deverão ser feitas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico da organizadora do certame, a Exatus, do dia 04 de abril até o dia 29 de abril de 2014. Os candidatos que não possuem acesso a internet podem fazer a inscrição no Centro de Recrutamento e Seleção de Praças, situado na cidade do Rio de Janeiro. O pagamento da taxa de inscrição, que é de R$ 76,00, será feito através de boleto e poderá ser efetuado em qualquer agência bancária.

A seleção dos candidatos será feita através de 7 etapas, sendo elas: Exame Intelectual, mediante a aplicação de prova objetiva e redação, de caráter eliminatório e classificatório e de títulos apenas classificatório; Exame Antropométrico de caráter eliminatório; Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório; Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório; Exame Toxicológico, de caráter eliminatório; Exames Médicos, de caráter eliminatório e Investigação Social e Documental que ficará sob a responsabilidade da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

A porta de entrada para todas as outras etapas é a prova objetiva, constituída de 80 questões e redação, cada parte valendo 50% da nota. Na parte objetiva, os candidatos terão que comprovar seus conhecimentos em Língua Portuguesa/Literatura Brasileira, Matemática, Geografia, História, Informática, Direitos Humanos, Sociologia e Língua Estrangeira (Espanhol, Inglês ou Francês). Já na parte discursiva da prova os candidatos deverão desenvolver um texto de, no máximo, 30 linhas, onde serão julgados: Ortografia; Acentuação; Propriedade Vocabular; Morfossintaxe; Pontuação; Elementos de Coesão; Desenvolvimento do Tema; Tipologia Textual; Coerência Textual;  Seleção de Argumentos e Construção da Argumentação.

Apenas os candidatos que atingirem pelo menos 50% na etapa de prova, poderão seguir para as próximas fases.