O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão divulgou os dados de pessoal que mostra o número de ingresso de novos servidores no executivo federal no ano passado. Segundo dados do Painel Estatístico de Pessoal (PEP), 18.359 aprovados nas seleções promovidas pelo executivo foram empossados pelo país. Destes, 84% são professores (6.934) e técnicos administrativos (8.567) de Universidades e Institutos Federais.

A maior parte dos novos servidores foi lotada na região Sudeste (4.823 pessoas). Em seguida está o Nordeste, com 4.294, e o Norte, com 2.538. Os procedimentos de gestão do banco de professor equivalente e do quadro de referência dos técnicos administrativos das instituições de ensino vinculadas ao MEC são definidos pela Portaria Interministerial nº 109, de 27 de abril de 2017. Os dados completos podem ser conferidos no Painel Estatístico de Pessoal (PEP).

"A contratação de servidores está pautada em um melhor atendimento para população brasileira. Portanto, esses números evidenciam que, mesmo com a situação fiscal do país, o investimento em educação é uma de nossas prioridades", afirma Augusto Chiba, secretário de Gestão de Pessoas do MP.

Dados históricos mostram que dos últimos 6 anos, apenas 2017 contratou menos de 20 mil pessoas no poder executivo federal. Veja:

Dos grandes órgãos, para 2018 estão previstos ainda novos concursos na Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Advocacia Geral da União (AGU) e na Receita Federal. No legislativo, o Senado e a Câmara dos Deputados também já definiram orçamento próprio para realização de novos certames.

Já nas estatais, a Liquigás Distribuidora lançou edital no dia 28/03 e inscreve até 17 de abril para 794 vagas de todos os níveis de escolaridade em 19 estados e no Distrito Federal. Os salários chegam a R$ 4.894,08.[RELACIONADO]

Temporários

Em 2017, o governo federal contratou também, temporariamente, 38.453 pessoas. Segundo os dados do PEP, no ano passado, entraram no serviço público 21.088 mulheres e 17.365 homens por esta modalidade.

Do total de ingressos via processo seletivo, cerca de 21,2 mil pessoas são da área da saúde para o Programa Mais Médicos e também profissionais para Residência Médica e Residência Multi Profissional. Estas contratações são regulamentadas pela Lei nº 8.745, de dezembro de 1993.

Com informações do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão