Através do Diário Oficial da União, Aeronáutica do Brasil divulga dois novos editais para realização de concurso público que visa a seleção de 142 candidatos para exame de admissão nas modalidades B e Especial ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS).

Um dos editais tem 82 vagas para Exame de Admissão (Modalidade "B") para Turmas 1 e 2 do ano de 2016 (EA EAGS-B 1-2/2016), a ser realizado na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá, São Paulo. São 11 vagas abertas para Turma 1 e 71 vagas para a Turma 2, nas especialidades de Administração, Eletricidade, Pavimentação, Topografia e Obras.

Já o segundo edital soma 60 vagas para Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (Modalidade Especial) em especialidades de Sistemas de Informação, Enfermagem e Eletrônica, também para o ano de 2016 (EA EAGS-ME-B 2016). Veja os editais.

Para os candidatos interessados em participar do seletivo, é necessário ter entre 17 e 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2016, além de comprovar a conclusão do ensino médio e de curso técnico de nível médio na especialidade a que concorre.

O estagiário aprovado, durante a realização do curso, participará em forma de regime escolar da EEAR e fará jus à remuneração fixada em lei, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária. Após a formação no curso, remuneração gira em torno de R$ 3.300,00, conforme assessoria de imprensa da Aeronáutica.

O Estágio de Adaptação à graduação de Sargento é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de 21 semanas e abrange instruções nos Campos Militar e Técnico-Especializado.

Para realizar inscrição, o candidato deve acessar os sites www.fab.mil.br e www.eear.aer.mil.br entre os dias 25 de março e 21 de abril de 2015. A taxa de participação é de R$ 60,00.

O processo de seleção terá, como etapas de avaliação: provas escritas, inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; teste de avaliação de condicionamento físico; prova prática da especialidade; e validação documental.

As provas escritas serão compostas por questões de língua portuguesa (gramática e interpretação de texto) e conhecimentos especializados (questões de regulamentos e de assuntos relativos à especialidade a que concorre o candidato), a serem realizadas no dia 31 de maio de 2015, nas cidades de Belém/PA, Recife/PE, Fortaleza/CE, Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP, São José dos Campos/SP, Campo Grande/MS, Canoas/RS, Porto Alegre/RS, Curitiba/PR, Brasília/DF, Manaus/AM e Porto Velho/RO, em locais que serão divulgados entre os dias 19 e 31 de maio de 2015.

Os gabaritos preliminares serão comunicados no dia 01 de junho de 2015.