A ANCINE - Agência Nacional do Cinema, aplicou dia 3 de novembro as provas escritas objetivas e discursivas do concurso público que oferta 69 vagas em funções de nível superior para lotação no escritório central do órgão, localizado na cidade do Rio de Janeiro/RJ. São 28 vagas para cargo de Analista Administrativo que tem salário de R$ 9.263,20, e 41 vagas para cargo de Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual que paga R$ 10.019,20.

Concurso teve 16.938 inscritos para as 69 vagas ofertadas, gerando numa concorrência média de 245 candidatos por vaga. Cargo de Analista Administrativo - área I teve 8.805 inscritos para 15 vagas (587 por vaga); área II somou 1.260 inscritos para 9 vagas (140 por vaga); e a área III teve 343 inscritos para 4 vagas (85 por vaga). Para cargo de Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual foram 6.530 interessados, sendo: 3.517 inscritos para 15 vagas na área I, 1.159 candidatos para 13 vagas na área II; e 1.854 inscritos para 13 vagas na área III.

Os gabaritos preliminares serão divulgados dia 5 de novembro pela organizadora do concurso (Cespe/UnB) e poderão ser consultados também no site Gabaritos Concursos.

Vagas de Analista são para graduados em qualquer área de formação (área I), graduados em Tecnologia da Informação, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação, Engenharia de Sistemas, Engenharia de Computação ou Ciência da Computação (área II); e graduados em Engenharia Civil ou Engenharia Mecânica (área III). Para Especialista é exigido diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação.

Das vagas previstas, 5% serão providas por candidatos com deficiência. Veja edital.

Haverá ainda etapas de avaliação de títulos para todos, mais curso de formação apenas para o cargo de Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual.

O Curso de Formação para cargo de Especialista terá carga horária de até 160 horas presenciais, em tempo integral, com atividades que poderão ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno, inclusive sábados, domingos e feriados.