A Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros do estado do Rio Grande do Sul publicaram nesta sexta-feira o resultado final do exame de capacitação física, convocando os aprovados para a avaliação psicológica. A seleção tem 4.100 vagas abertas para Praça de Polícia Ostensiva da Brigada, foram 35.585 candidatos; e 450 vagas para Praça Bombeiro Militar, que registrou 6.935 inscritos.
O exame de capacidade física foi realizado em grau de recurso administrativo de acordo com o parecer da Comissão Permanente de Pesquisa e Avaliação Física (COPPAFI/BM). A divulgação do edital de convocação de candidatos para a quarta fase, correspondente ao exame psicológico, também aconteceu no Diário Oficial do Estado de 11 de maio - veja a publicação.
O exame psicológico será realizado no dia 19 de maio e será composto de duas etapas, testagem coletiva e entrevista individual. Os candidatos deverão comparecer ao local portando documento de identidade em perfeitas condições de uso, inviolado e com foto que permita o reconhecimento do candidato; três canetas de material transparente de tinta azul ou preta; três lápis número 2 bem apontados; um apontador; e um envelope tamanho A4 contendo seu currículo profissional com foto, devidamente assinado pelo candidato. A entrevista individual terá data, hora e local informados pelo psicólogo no dia da testagem coletiva, sem possibilidade de alteração de data ou horário. Os candidatos deverão se apresentar com 30 minutos de antecedência do horário marcado. A consulta dos locais de realização da testagem coletiva pode ser feita no site da Fundatec: www.fundatec.org.br.
A avaliação será realizada pelos supervisores Psicóloga Cristiane Boff, CRP 07/16508, Psicóloga Cristina Sefton, CRP 07/08145, Psicólogo Luis Derivi, CRP 07/15245, Psicóloga Roberta Bello Kniestedt, CRP 07/15287 e Psicólogo Stéfano Caberlon, CRP 07/16632; além da cordenadora, Psicóloga Roberta Bello Kniestedt. Os pedidos de entrevista devolutiva serão recebidos durante o dia 7 de junho, já os pedidos da nova avaliação psicológica serão realizados entre 11 e 13/06.
A avaliação psicológica é a última etapa de avaliação do certame antes do curso de formação. A validade do concurso será de dois anos contados a partir da homologação de resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. Veja mais nos editais.
Após o término das etapas de seleção e convocações, os aprovados tomarão posse e passarão pelo curso de formação. Os requisitos para a posse incluem nacionalidade brasileira; idade entre 18 anos e 25 anos, até o último dia da inscrição; ter estatura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e de 1,60m para candidatas do sexo feminino; ter ilibada conduta pública e privada a ser comprovada mediante apresentação de atestado de bons antecedentes, de alvará de folha corrida do Poder Judiciário, de certidão negativa das Justiças Estadual, Federal e Eleitoral e das Justiças Militares Estaduais e Federais; realização de sindicância sobre a vida pregressa do candidato (sindicância de vida pregressa e investigação social); na condição de Reservista das Forças Armadas, ter sido licenciado, no mínimo, no comportamento "bom"; na condição de ex-servidor, não ter sido demitido; estar quite com as obrigações eleitorais; não estar respondendo a processo criminal; não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade, medida de segurança ou qualquer condenação incompatível com a função de Policial Militar; estar quite com as obrigações militares, mediante a comprovação por meio de documento militar, que informe ter prestado ou ter sido liberado definitivamente do Serviço Militar Inicial; não ter sido isentado do Serviço Militar por incapacidade física definitiva; ter formação de ensino médio (2º Grau) completo ou equivalente; ser portador de Carteira Nacional de Habilitação ou permissão para dirigir dentro do prazo de validade, que lhe permita conduzir veículo automotor durante o curso de formação, classificada no mínimo na categoria B.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.