Está próximo a abertura de concurso na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) em 2015. O objetivo do órgão é preencher 100 vagas em especialidades de nível médio/técnico e superior. O anúncio da realização do concurso foi feito no início do mês pela Comissão Executiva da Casa.

A Comissão Especial formada para planejar, organizar e coordenar as atividades necessárias à realização do concurso já deu início aos trabalhos. Na primeira fase, será finalizada a apuração das vagas disponíveis, seguindo-se a seleção da instituição universitária que se incumbirá da aplicação das provas, de acordo com o disposto na Lei nº 8666/1993 (Lei das Licitações). Somente após esta definição será possível marcar a data das provas.

De acordo com o deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente do Legislativo, a intenção é realizar o certame ainda este ano. Algumas vagas já existem, e outras estão sendo abertas com a aposentadoria de servidores. Adiantou também que a medida não representará a ampliação do quadro funcional, mas tão somente o preenchimento de vagas visando atender as demandas da atividade legislativa.

A previsão é de abertura de vagas nas carreiras de administrador, advogado, biblioteconomista, contador, desenvolvedor de sistemas, economista, jornalista, revisor legislativo, taquígrafo revisor, técnico administrativo e procurador. Os salários destes cargos variam de RS 3.200,00 a R$ 9.000,00.

Com exceção de concursos para seleção de taquígrafos, o último concurso público realizado pela Casa data de 1984, destinado à contratação de seis jornalistas e quatro redatores..

Com informações da Assessoria de Imprensa da ALEP