Quem se inscreveu para concorrer a uma das 80 vagas abertas pelo concurso da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (AL-MS) deve acelerar e otimizar os seus estudos. Isso porque com a data de aplicação das provas já definida e de posse do edital normativo que define o conteúdo programático, fica mais fácil focar nas disciplinas especificas em que se deverá dar ênfase neste período final de preparação.
A banca responsável pela aplicação das provas será a Fundação Carlos Chagas, que é conhecida por exigir bastante conhecimento em suas questões objetivas. Nas questões de múltipla escolha a banca costuma pedir que se aponte a alternativa errada muito mais do que se identifique a questão correta, por isso atenção ao ler as questões. Além disso, cada pergunta exige uma interpretação de texto apurada para não cair nas armadilhas do enunciado.
No caso do concurso da Assembleia de Mato Grosso do Sul, serão exigidos conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Noções de Direito Constitucional, Administrativo, Financeiro e Tributário, Eleitoral, Trabalhista e Processual do Trabalho, Difusos e Coletivos, Ambiental, além de Legislação Institucional e Conhecimentos Específicos ao cargo concorrido.
Para se preparar para os exames que acontecerão no dia 25 de setembro, vale ter disciplina, foco e o material de estudo apropriado, que dê enfase aos assuntos que realmente devem exigir o seu tempo, com conhecimentos que lhe serão úteis na hora da avaliação. A atenção agora deve ser na boa utilização do tempo útil de estudo e na definição de um cronograma que dê conta das áreas a serem analisadas ou aprofundadas.
Os candidatos aos cargos de nível superior terão que responder 80 questões, sendo 40 delas sobre Conhecimentos Gerais e 40 sobre Conhecimentos Específicos, tendo 4 horas para finalizar a prova. Para estes candidatos as provas serão aplicadas no período da tarde, na capital Campo Grande/MS.
Já os candidatos aos cargos que possuem exigência de nível médio de escolaridade responderão 45 questões sobre Conhecimentos Gerais e 35 sobre Conhecimentos Específicos, também somando 80 questões. As provas serão aplicadas no período da manhã, também apenas em Campo Grande-MS.
Para calcular a nota de cada candidato, a banca contará o número de acertos em cada prova, a média e o desvio padrão de acertos e transformará o total de acertos em uma nota padronizada. Para isso, será calculada a diferença entre o total de acertos do candidato na prova e a média de acertos do grupo na mesma prova, dividindo-se a diferença pelo desvio padrão do grupo e multiplicando-se o resultado por 10 e somando-se 50. Veja mais informações no edital de abertura.
Como as provas têm caráter eliminatório e classificatório, estarão eliminados do concurso aqueles candidatos que não obtiverem pelo menos 150 pontos depois de calculada a métrica. Os inscritos para concorrer aos cargos de nível superior ainda passarão por avaliação de títulos, que servirá apenas para efeito de classificação.
Para garantir a vaga o candidato não deve mais perder tempo, e deve aproveitar o curso intensivo oferecido especialmente para o concurso da Assembleia Legislativa-MS. As videoaulas já estão atualizadas de acordo com o conteúdo programático do edital, onde o aluno poderá visualizá-las quantas vezes quiser pelo computador, tablet ou smartphone. Além do material didático, há ainda simulados para resolução, aulas de revisão e diversas questões da banca FCC para testar os conhecimentos e assimilar o conteúdo.
O concurso tem vagas para candidatos de nível superior nos cargos de Analista em Recursos Humanos, Arquiteto, Assistente Jurídico, Assistente Social, Biblioteconomista, Cerimonialista, Consultor de Processo Legislativo, Contador, Economista, Engenheiro Civil, Jornalista, Médico, Publicitário e Redator; além das vagas para nível médio e técnico nos cargos de Agente de Apoio Legislativo, Agente de Polícia Legislativa, Assistente Legislativo, Auxiliar de Enfermagem, Programador Visual, Técnico de Informática e Tradutor de Libras. A remuneração dos cargos é fixada em R$ 4.566,61 para funções de nível superior e R$ 2.793,33 para cargos de nível médio.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.