A Dataprev - Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência, está cobrando da Cetro Concursos mais informações sobre os supostos erros e incidentes ocorridos durante a aplicação das provas do concurso, que aconteceram no último domingo, dia 20, em todas as capitais do país.
Um dos incidentes aconteceu na cidade de Belém, no Pará. De acordo com reportagem feita pelo Diário Online, os candidatos que participaram das provas notaram que o pacote com os cadernos de questões estavam com o lacre violado e se recusaram a assinar o termo de comprovação da não violação do mesmo. Segundo a reportagem, os inscritos ainda registraram a ocorrência na Polícia Federal. A respeito do fato, a Dataprev já solicitou à Cetro, mais informações, para "possibilitar uma análise conclusiva dos fatos e o eventual risco à segurança e à integridade" do concurso.
Um segundo incidente ainda foi reportado à equipe do Ache Concursos, desta vez na cidade de São Paulo-SP. De acordo com uma das participantes do certame, que concorria a um cargo de Analista da área administrativa, havia apenas uma fiscal em sua sala de provas, que estava visivelmente nervosa. Segundo relata a candidata, a fiscal despreparada se confundiu no horário de duração da prova e acabou encerrando-a 1 hora antes do previsto. Pressionados ao ouvirem a fiscal avisar que restava apenas 30 minutos pro término da etapa, os candidatos se apressaram em preencher seus gabaritos e escrever suas redações.
O engano só foi percebido quando os concorrentes saíram da sala e puderam checar seus relógios. Ainda segundo o depoimento, indignados eles "foram todos para coordenadoria, que ao entrar em contato com a Banca Cetro, deram a solução de voltarmos à sala e ter 1 hora para terminar, só que todos já haviam entregue os gabaritos preenchidos (muitos chutes por não ter tido tempo) e redações pela metade, sem nexo, devido a tensão do possível horário, e não haveria novos gabaritos e folhas de redações."
A organizadora afirmou que a partir do momento que os participantes entregam as provas, eles deixam de ser candidatos, e que a solução seria, a partir daquele momento, apelar para recursos. Diante dessa informação, o Ache Concursos entrou em contato com a Cetro, que retornou a seguinte mensagem:
"Prezados Senhores. Agradecemos o contato e a atenção a nós dispensada. Por se tratar de um concurso nacional a Cetro Concursos está fazendo o levantamento das possíveis ocorrências e tão logo tenha algum posicionamento entrará em contato para informar a sua versão dos fatos apurados".
Por meio deste concurso, a Dataprev visa selecionar 1.703 servidores em cadastro reserva para atuarem em cargos distribuídos por diversos estados do país. O certame atraiu 30.557 inscritos para concorrer às oportunidades que oferecem salários que podem chegar a R$ 7.559,60. Os gabaritos das provas foram divulgados na segunda-feira. Saiba mais.
O Ache Concursos vai continuar acompanhando o andamento das investigações, por isso, fique de olho nesta notícia, que pode ser atualizada a qualquer momento.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.