Acontecerão no domingo, dia 18 de maio, as provas objetivas do concurso público da Petrobras em 2014. As vagas disponíveis são para candidatos de nível médio, técnico e superior e avaliações serão aplicadas em diferentes estados do país para os 113.460 candidatos inscritos na seleção. De acordo com a organizadora, o cargo com maior concentração de inscritos foi o de técnico de operação júnior, de nível médio/técnico, que somou 49.986 candidatos.

De acordo com as orientações do edital, é preferível que os candidatos se apresentem aos respectivos locais de prova com pelo menos uma hora de antecedência e munidos de caneta esferográfica de cor preta, fabricada com material transparente. Além disso, é imprescindível a apresentação de documento original de identidade com foto e cartão de confirmação de inscrição, que deve ser impresso pelo candidato no site da Cesgranrio. Os locais de prova foram disponibilizados no dia 14 de maio e já podem ser consultados.

Também é vedado o uso de equipamentos eletrônicos, de qualquer qualidade, como walkmans, telefones celulares, aparelhos de mp3 etc. O candidato também não deverá utilizar nenhum acessório que dificulte a sua identificação, tal como gorros, bonés ou óculos escuros.

Os exames terão caráter classificatório e eliminatório, e os candidatos de nível médio/técnico terão de responder questões de conhecimentos gerais e específicos, sendo 20 e 40 de cada área, respectivamente. Já os candidatos de nível superior responderão 10 questões a mais, sendo 20 sobre conhecimentos geras e 50 sobre conhecimentos específicos.

Os gabaritos das provas têm a previsão de serem divulgados no dia 19 de maio, na segunda-feira posterior à aplicação das provas e os recursos serão aceitos até o dia seguinte diretamente no site da organizadora. Para ser considerado aprovado o candidato deve ter aproveitamento superior a 50% em ambas as áreas de conhecimento.

São 1.232 vagas de nível médio/técnico e superior cujos salários vão de R$ 3.400,47 a R$ 8.081,98. Do total de vagas, 100 são para contratação imediata e 1.132 para formação cadastro reserva nos estados de Pernambuco, Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Espírito Santo.

A validade da seleção é de 6 meses, podendo ser prorrogada por igual período uma única vez, fato que gera a expectativa de que muitas convocações ainda possam acontecer, já que 8.298 empregados da empresa aderiram ao Plano de Demissão Voluntária, que desligará gradativamente funcionários aposentados que continuam em atividade, ou que desejam se desligar por algum outro motivo. Este montante de funcionários representa 12,4% do quadro efetivo da empresa e estes não deverão ser desligados até que transmitam os conhecimentos adquiridos por experiência de trabalho para os funcionários que permanecerem ou forem contratados. A previsão é de que até o final do ano, 4.500 empregados já estejam desligados da estatal e estas vagas sejam preenchidas pelos aprovados no concurso.