Foi retomado o concurso da Polícia Civil do estado de Goiás que visa o preenchimento de 500 vagas, sendo 220 para o cargo de Escrivão e 280 na função de Agente de Polícia Substituto da PC de Goiás. Em comunicado publicado nesta quinta-feira, 13 de outubro, o Centro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe) informou que as provas previstas para serem aplicadas neste domingo, 16 de outubro, estão mantidas e que os candidatos deverão, obrigatoriamente, acessar o endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/pc_go_16, para verificar os locais de realização das provas. O candidato somente poderá realizar as provas no local designado na consulta individual disponível no endereço eletrônico citado acima.

A seleção, lançada no dia 1º de agosto deste ano, havia sido suspensa na segunda-feira,10 de outubro pela juíza Suelenita Soares Correia, em substituição na 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia sob a alegação de que existia ilegalidade na realização do certame.

De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Goiás, a magistrada acatou o pedido formulado pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Goiás (Sinpol), que ajuizou ação anulatória com pedido de tutela de urgência contra o Estado de Goiás e o órgão argumentou que existe inconstitucionalidade na Lei Estadual nº 19.275/2016, que diminuiu 220 cargos para escrivão de polícia de 3ª classe e 280 para agentes de polícia de 3ª classe, justamente o número previsto no edital do certame.

Conforme expõe o sindicato na ação, a irregularidade ocorre devido a Lei Estadual nº 16.901/2010, que com a antiga redação dada pela Lei Estadual nº 17.902, de 27 de dezembro de 2012 (artigos 99 e 100, inciso IV), previa 490 cargos para escrivão policial de 3ª classe e 936 para agentes de polícia de 3ª classe. 

As inscrições no concurso ocorreram no período de 11 a 31 de agosto de 2016. As oportunidades contemplam candidatos com escolaridade de nível superior em qualquer área. O salário dos cargos está fixado em R$ 1.500,00, mais possíveis gratificações. Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, avaliações médica e psicológica, teste de aptidão física, análise da vida pregressa e investigação social e curso de formação. Veja o edital de abertura.

O Cebraspe divulgou no dia 07 de outubro a concorrência por cargo no concurso que registrou 31.329 inscritos. São 25.072 para o cargo de Agente de Polícia Substituto - 89 por vaga - e 6.257 para Escrivão de Polícia, 28 candidatos por vaga. A Secretaria de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás - SEGPLAN informou por meio de nota, que ainda não foi notificada da decisão acerca da suspensão do concurso e que recorrerá assim que isso ocorra. Por ora, o cronograma do concurso segue normalmente, finaliza a nota da Segplan.

Todas as publicações sobre a seleção podem ser conferidas em - http://www.cespe.unb.br/concursos/pc_go_16/