O Conselho Nacional do Ministério Público divulgou, por meio da edição de hoje (20) do Diário Oficial da União, a convocação para a realização das provas objetiva, dissertativa e discursiva-redação referentes ao concurso público que selecionará 87 candidatos para os cargos de Analista e Técnico do órgão, mais formação de cadastro reserva, para lotação em Brasília-DF.
Conforme consta no documento, as provas ocorrerão no dia 1º de março de 2015, no período da manhã (para Analista) e tarde (para Técnico), apenas em Brasília-DF. Os candidatos serão informados quanto ao local de prova e horário por meio do Cartão Informativo, que será enviado por e-mail, e estará disponível no site da Fundação Carlos Chagas - www.concursosfcc.com.br, a partir de hoje.
O concurso inscreveu entre os dias 15 de dezembro de 2014 e 21 de janeiro de 2015, através do site da Fundação Carlos Chagas, obtendo mais de 65 mil candidatos inscritos. São 64 mil para ampla concorrência e pouco mais de mil pessoas com deficiência, gerando uma concorrência média de incríveis 748 candidatos por vaga ofertada.
O cargo de Analista exige nível superior e tem oportunidades para ingresso nas áreas de Direito, Arquivologia, Comunicação Social, Contabilidade, Engenharia Civil, Estatística, Controle Interno, Gestão Pública, Desenvolvimento de Sistemas e Suporte e Infraestrutura. O salário inicial da carreira é de R$ 8.178,06.
Para nível médio as vagas são para Técnico Administrativo e Técnico de Segurança Institucional que terão remuneração inicial de R$ 5.996,28. Todos os cargos terão jornada de trabalho de 40 horas semanais. Confira o edital de abertura.
O concurso terá aplicação de provas objetivas para todos, mais prova dissertativa e discursiva para os cargos que exigem nível superior. As provas objetivas serão compostas de 60 questões, que versarão sobre as disciplinas de Língua portuguesa (10), Legislação de Interesse Institucional (5) e Raciocínio lógico-matemático (5), além de conhecimentos específicos de cada área. O cargo de Analista terá dissertação com tema jurídico para a especialidade de Direito e prova discursiva-redação para as demais áreas de especialidade, incluindo os candidatos para o cargo de Técnico (exceto para a especialidade em Segurança Institucional, que terá teste de aptidão física).
Correios confirma concurso em 2015
A validade do concurso será de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a critério do Conselho. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado ficará sujeito a estágio probatório pelo período de 36 meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação.
O CNMP orienta e fiscaliza todos os ramos do MP brasileiro: o Ministério Público da União (MPU), que é composto pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Militar (MPM), Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Distrito Federal e Territórios (MPDFT); e o Ministério Público dos Estados (MPE).
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.