O Ministério das Relações Exteriores, órgão da administração pública federal responsável pelas relações do Brasil com os demais países e pela participação brasileira em organizações internacionais, abriu o novo concurso público com 60 vagas para ingresso no cargo de Oficial de Chancelaria. O edital de abertura foi divulgado através do Diário Oficial da União e terá a Fundação Getúlio Vargas como coordenadora do certame. Haverá também reserva de vagas para candidatos deficientes e para candidatos autodeclarados negros e pardos.

O cargo de Oficial de Chancelaria tem como requisito formação de curso de nível superior em qualquer área e oferece remuneração inicial de R$ 7.292,02 por jornada de trabalho de 40 horas semanais. Tem atribuições de administrar as representações brasileiras no exterior e administrar o Ministério das Relações Exteriores, recursos humanos e cerimonial.

Os nomeados no concurso serão lotados no Ministério das Relações Exteriores e terão exercício em Brasília-DF na Secretaria de Estado das Relações Exteriores no Brasil, por pelo menos 2 anos.

As inscrições ocorrem no período de 16 de novembro a 16 de dezembro de 2015, pela internet, através do site da organizadora FGV - http://fgvprojetos.fgv.br/concursos. A taxa de inscrição está fixada em R$ 120,00.

As provas serão aplicadas nas cidades de Brasília-DF, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Recife-PE, Porto Alegre-RS e Belém-PA, no dia 31 de janeiro de 2016 em locais a serem divulgados pela FGV. A etapa objetiva contará com 80 questões sobre língua portuguesa, língua inglesa, noções de direito, noções de contabilidade e raciocínio lógico; além de prova discursiva e curso de preparação à carreira.

O Curso de Preparação terá caráter eliminatório e classificatório, de modalidade presencial, a ser realizado pelo Ministério das Relações Exteriores, em Brasília-DF com duração total de 40 horas, podendo ser ministrado, inclusive, aos sábados, domingos e feriados, e, ainda, em horário noturno.

A validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogados pelo mesmo período, a critério do MRE.