O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoções de Eventos (Cespe/UnB) divulgou horário e locais de prova do concurso público realizado pelo Ministério Público da União (MPU). O seletivo destina-se ao preenchimento de 25 vagas em cargos de níveis médio e superior nas funções de Analista e Técnico do MPU.
O concurso será composto por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos, e serão aplicadas nas 26 capitais dos estados da Federação e no Distrito Federal no dia 22 de março de 2015, às 8h para o cargo de Analista e às 15h para candidatos do cargo de Técnico, com duração de 4h e 3h30min respectivamente. O candidato deverá acessar o site do Cespe/UnB para verificar o seu local de realização das provas, por meio de consulta individual, devendo, para tanto, informar os dados solicitados.
As provas objetivas serão compostas de questões de conhecimentos gerais e específicos. Os conteúdos das provas, tanto para Analista quanto para Técnico, serão: Língua portuguesa, noções de Direito Administrativo, Legislação aplicada ao MPU e Ética no serviço público. Os conhecimentos específicos discorrerão acerca de assuntos próprios de cada área, de acordo com as especificidades de cada cargo. Veja o edital de abertura.
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no site da banca organizadora do certame, a partir das 19 horas da data provável de 24 de março de 2015.
Mais de 17 mil candidatos concorrem a uma das vagas e os estados que mais receberam inscritos foram Distrito Federal (10.761), Rio de Janeiro (825), São Paulo (676), Rondônia (669) e Piauí (538). Veja a lista completa da relação de inscritos por estado.
Além das provas objetivas, os candidatos ao cargo de Analista terão ainda aplicação de prova discursiva, que consistirá na redação de texto dissertativo a respeito de temas relacionados a conhecimentos específicos de cada área/especialidade. Já para os candidatos ao cargo de Técnico no MPU, com especialidade em Segurança Institucional e Transporte, haverá também provas de aptidão física, compostas por flexão de braço na barra fixa (sexo masculino) ou estático de barra (sexo feminino); flexão abdominal; e corrida de 12 minutos.
As oportunidades para nível superior há vagas para Analista nas especialidades de Apoio Técnico Administrativo - Atuarial, Finanças e Controle e Engenharia Química. O salário destes será de R$ 8.178,06.
Já para aqueles com formação de ensino médio completo as vagas de Técnico são para as especialidades de Segurança Institucional e Transporte. A remuneração inicial está fixada em R$ 5.007,82.
As vagas estão distribuídas entre os estados de Amazonas, Distrito Federal, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A validade do concurso será de dois anos podendo ser prorrogado ainda uma única vez, por igual período. Das vagas abertas pelo edital, uma será destinada aos candidatos portadores de deficiência.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.