Ocorrem no próximo domingo as provas objetivas do concurso público para 450 vagas no Ministério do Trabalho e Emprego para os cargos de Agente Administrativo (nível médio) e Contador (nível superior). O certame, que inscreveu entre os dias 15 de janeiro e 3 de fevereiro de 2014, aplica suas provas no dia 6 de abril para os 116.482 candidatos inscritos, resultando numa demanda de 258 candidatos por vaga.
Do total de vagas abertas pelo edital, 415 são para o cargo de Agente Administrativo, função que tem salários de R$ 2.573,22 e exige ensino médio completo. O total de candidatos concorrendo a estas vagas é de 114.662, ou seja, uma média de 273,3 candidatos por vaga. Os estados que mais tiveram candidatos inscritos foram: Distrito Federal, com 18.836; Rio de Janeiro, com 11.957; Pernambuco, com 9.372; e São Paulo (7.129).
Para os cargos de nível superior, como é normal, a concorrência é menor. São 35 vagas para o cargo de Contador, para as quais se inscreveram 1.820 candidatos, gerando uma demanda de 52 candidatos por vaga. O cargo oferece remuneração de R$ 3.981,42 e exige diploma de graduação em Ciências Contábeis, em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. A lotação destes será apenas em Brasília-DF.
As provas acontecerão em todos os estados da federação, e os locais poderão ser consultados de modo individual, diretamente no endereço eletrônico do Cespe/UnB. As provas objetivas e discursivas acontecerão no dia 6/4 para ambos os cargos, sendo que, para candidatos de nível superior, ela será aplicada a partir das 15 horas e para os candidatos de nível médio às 8 horas da manhã. Os candidatos para ambos os cargos terão exatamente 4 horas e 30 minutos para efetuar a avaliação.
O concurso do Ministério do Trabalho e Emprego teve edital publicado em setembro de 2013, através do Diário Oficial da União, dando um espaço de tempo de quase três meses para os candidatos se prepararem para os exames. O certame está sob a responsabilidade do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), que se encarregou organizar e publicar todo o processo do certame, assim como pela aplicação das provas, que de acordo com o edital, terá caráter eliminatório e classificatório para os dois cargos, versando sobre conhecimentos em língua portuguesa, noções de informática, noções de direito administrativo, atualidades, ética no serviço público, noções de administração financeira e orçamentária e noções de gestão de pessoas nas organizações, além de conhecimentos específicos de cada área. Veja o edital completo.
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet na data provável de 08 de abril de 2014. Já o resultado preliminar sairá no dia 30 de abril.
O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.