A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), divulgou a dispensa de licitação para contratação de serviços técnicos especializados para a organização e realização de seu próximo concurso público. A publicação foi feita no site da EPE, e define o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos - Cebraspe como banca organizadora do certame. - confira o documento.

Definida a banca organizadora e assinado o contrato entre as partes, o próximo passo será o lançamento do edital do concurso. A expectativa é que a publicação do edital seja feita ainda no primeiro semestre de 2019.

Nenhum pronunciamento oficial foi realizado informando o número de vagas esperado, bem como a denominação dos cargos, para este próximo concurso público, que será o 8º da Empresa. A previsão é que sejam ofertados cargos de nível médio e superior, além de formação de cadastro de reserva.

Em 2018, a EPE já havia realizado uma dispensa de licitação, que escolhia como banca organizadora de seu 8º concurso público a Fundação Cesgranrio. Contudo, em março de 2018, a dispensa de licitação, bem como o contrato entre as partes, foi revogado. Desde então, não havia sido divulgada nenhuma ação referente ao concurso.

Concurso anterior

O último concurso da Empresa de Pesquisa Energética foi realizado no ano de 2014, sob coordenação da Fundação Cesgranrio. O 7º concurso público da EPE visava formar cadastro reserva para 343 cargos de nível médio e superior, para lotação no escritório central da Empresa, na cidade do Rio de Janeiro-RJ, e em sua sede, em Brasília-DF, conforme necessidade.

Dentre as vagas para nível superior, estavam os cargos de Advogado, Analista de Gestão Corporativa em diversas áreas, e Analista de Pesquisa Energética em diversas funções. Para candidatos de nível médio, as vagas eram para o cargo de Assistente Administrativo, na área de atuação de Apoio Administrativo. - confira o edital completo do 7º concurso público da EPE.

Os salários iniciais oferecidos foram de R$ 2.345,15 e R$ 8.445,75, para cargos de nível médio e superior, respectivamente. A jornada de trabalho era de 40 horas semanais, para todos os cargos.

O certame contou com provas objetivas para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; de prova discursiva exclusivamente para o cargo de Advogado, de caráter eliminatório e classificatório; de prova de Redação, para os demais cargos de nível superior, de caráter eliminatório; e avaliação de títulos, para os cargos de nível superior, de caráter classificatório.