Com a intenção de abrir um novo concurso até o final de 2018, o Ministério Público da União (MPU) divulgou relatório detalhado de seu quadro de pessoal, apontando 1.654 cargos vagos em todos os estados do país. A vacância se encontra majoritariamente nos cargos de Técnico do MPU - área Administrativa e Analista do MPU - Direito, funções que serão contempladas na nova seleção.

Segundo informações do Secretário-Geral do Ministério Público, Alexandre Camanho, o novo concurso será aberto utilizando as taxas de inscrição dos candidatos para cobrir as despesas de contratação da banca realizadora. O novo concurso já tem comissão formada e terá vagas para Técnicos e Analistas Judiciários, funções de níveis médio e superior, tendo três organizadoras cotadas como possíveis responsáveis pelos processos se inscrição e seleção de candidatos: o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/Cebraspe), a Fundação Carlos Chagas (FCC) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Os cargos do Judiciário são divididos em classes e padrões, que definem o vencimento básico de cada função. A progressão funcional é a movimentação do servidor de um padrão para o seguinte dentro da mesma classe. Os servidores ingressam na Classe A - Padrão 1 e passam por progressões funcionais e promoções, aumentando sua remuneração, e podendo atingir até a Classe C - Padrão 13. Os vencimentos iniciais da categoria são de R$ 6.862,73 para Técnicos e de R$ 11.259,82 para Analista. Entenda o sistema de progressão e veja a tabela de remuneração do judiciário.

Cargos vagos no MPU por região

Das 10.786 vagas existentes no quadro do MPU, 9.132 estão ocupadas e 1.654 cargos estão vagos, 1.365 destes apenas no Ministério Público Federal (MPF), em Brasília-DF. O relatório divulgado em maio de 2018 mostra que as vacâncias alcançam todos os estados. veja:

A Procuradoria-Geral da República (PGR) tem 72 cargos vagos, sendo 35 de Técnico - área Administrativa e 5 de Analista - Direito.

Já a Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR-1) tem oito cargos vagos para Técnico - área Administrativa (5), Técnico - Segurança e Transporte e Analista - Direito (2). A abrangência da PRR-1 inclui os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Tocantins e o Distrito Federal.

A Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR-2), estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo, tem vacância em dez funções, sendo uma para Analista - Direito.e 3 de Técnico - área Administrativa.

A Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR-3) tem 15 cargos vagos nas funções de Técnico - área Administrativa (10), Técnico -Segurança e Transporte e Analista - Direito (3). A regional atende aos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR-4) soma oito cargos vagos para Técnico - área Administrativa (5), Técnico - Segurança e Transporte, Técnico - Tecnologia da Informação e Analista Direito (1). A regional engloba os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Já na Procuradoria Regional da República da 5ª Região (PRR-5) são três cargos de Analista com vacância nas áreas de Direito e Tecnologia da Informação/Suporte e Infraestrutura. A PRR-5 compreende os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

MPU nos estados

Nas Procuradorias dos estados o panorama é parecido. Apesar de convocar mais de 5.000 aprovados no último concurso (2013) ainda há a necessidade de pessoal. Confira:

- Procuradoria da República do Acre (PR-AC) - um cargo vago como Técnico - Segurança e Transporte.

- Procuradoria da República de Alagoas (PR-AL) - cinco funções vagas para Técnico - área Administrativa, Técnico - Saúde e Analista - Direito.

- Procuradoria da República de Amazoas (PR-AM) tem sete cargos sem ocupação. Há disponibilidade para Técnico - área Administrativa, Técnico - Segurança e Transporte, Analista - Direito, Analista - Administração.

- Procuradoria da República do Amapá (PR-AP) é a única sem cargos vagos.

- Procuradoria da República da Bahia (PR-BA) tem quatro cargos vagos, na função de Técnico - área Administrativa.

- Procuradoria da República do Ceará (PR-CE) tem vacância em cinco cargos como Técnico - área Administrativa, Técnico - Segurança e Transporte e Analista - Direito.

- Procuradoria da República do Distrito Federal (PR-DF) tem sete cargos vagos para Técnico - área Administrativa e Analista - Direito.

- Procuradoria da República de Goiás (PR-GO) tem 11 cargos sem ocupação para as áreas de Técnico - área Administrativa, Técnico -Segurança e Transporte e Analista - Direito.

- Procuradoria da República do Maranhão (PR-MA): duas vacâncias para Técnico - área Administrativa e Técnico - Segurança e Transporte.

- Procuradoria da República de Minas Gerais (PR-MG): nove cargos vagos, nas áreas de Técnico - área Administrativa e Analista - Direito.

- Procuradoria da República de Mato Grosso do Sul (PR-MS): dois cargos desocupados nas funções de Técnico - área Administrativa e Técnico - Segurança e Transporte.

- Procuradoria da República de Mato Grosso (PR-MT) tem cino cargos vagos. Há disponibilidade nas áreas de Técnico - área Administrativa, Técnico - Segurança e Transporte, Técnico - Tecnologia da Informação e Analista - Direito.

- Procuradoria da República do Pará (PR-PA) tem sete cargos vagos nas áreas de Técnico - Tecnologia da Informação, Analista - Direito e Analista - Administração.

- Procuradoria da República da Paraiba (PR-PB) tem quatro cargos sem ocupação, nas áreas de Técnico - Segurança e Transporte, Analista - Direito e Analista - Administração.

- Procuradoria da República de Pernambuco (PR-PE) tem vacância em três cargos, para atuação como Analista - Administração.

- Procuradoria da República do Piauí (PR-PI) tem dois cargos vagos, para Analista - Administração.

- Procuradoria da República do Paraná (PR-PR) tem dez cargos desocupados, nas áreas de Técnico - área Administrativa, Técnico - Segurança e Transporte, Técnico - Gestão Pública, Analista - Direito, Analista - Administração e Analista - Antropologia.

- Procuradoria da República do Rio de Janeiro (PR-RJ) tem 22 cargos vagos, para Técnico - área Administrativa, Técnico - Segurança e Transporte, Técnico - Tecnologia da Informação e Analista - Direito.

- Procuradoria da República do Rio Grande do Norte (PR-RN) tem quatro cargos vagas, nas funções de Técnico - área Administrativa, Técnico -Segurança e Transporte e Analista - Clínica Médica, 

- Procuradoria da República de Rondônia (PR-RO) tem vacância em três cargos, nas áreas de Técnico - área Administrativa, Técnico -Segurança e Transporte e Analista - Direito.

- Procuradoria da República de Roraima (PR-RR) tem dois cargos desocupados, para Técnico - área Administrativa e Técnico -Segurança e Transporte.

- Procuradoria da República do Rio Grande do Sul (PR-RS) tem dez cargos vagos, nas áreas de Técnico - área Administrativa, Analista - Direito e Analista - Biblioteconomia.

- Procuradoria da República de Santa Catarina (PR-SC) tem nove cargos vagos, nas funções de Técnico - área Administrativa e Analista - Direito.

- Procuradoria da República de Sergipe (PR-SE) tem dois cargos vagos para Técnico - Segurança e Transporte e Analista - Direito.

- Procuradoria da República de São Paulo (PR-SP) tem 28 cargos desocupados, nas áreas de Técnico - área Administrativa, Técnico -Segurança e Transporte, Analista - Contabilidade e Analista - Direito.

- Procuradoria da República de Tocantins (PR-TO) tem três vacâncias, nas áreas de Técnico - área Administrativa, Técnico - Segurança e Transporte e Analista - Direito.

veja a tabela completa dos cargos vagos no MPU em maio de 2018

Últimos

O último concurso da instituição aconteceu entre 2015 e 2016, com 25 vagas para Técnico na especialidade de Segurança Institucional e Transporte e Analista nas especialidades de Apoio Técnico Administrativo - Atuarial, Finanças e Controle e Engenharia Química, com registro de 17.440 inscritos. As vagas foram abertas nos estados de Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal. Veja o edital.

Já em 2013, ocorreu o último concurso do MPU para Técnico - Administração e Analista - Direito com 263 vagas imediatas, mais composição de cadastro reserva, e um total de 68.936 candidatos. As vagas foram abertas para funções de Técnico nas áras de Tecnologia da Informação e Comunicação, Enfermagem e Saúde Bucal; e Analista nas áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Educação, Estatística, Finanças e Controle, Gestão Pública, Planejamento e Orçamento, Clínica Médica, Psiquiatria, Antropologia, Arquitetura, Contabilidade, Economia, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Sanitária, Geografia, Medicina, Medicina do Trabalho, Oceanografia, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Desenvolvimento de Sistemas e Suporte e Infraestrutura. As vagas foram previstas para os estados do Acre, Piauí, Alagoas, Goiás, Rio Grande do Sul, São Paulo, Amapá, Amazonas, Bahia, Rondônia, Tocantins, Pernambuco, Maranhão, Pará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Paraíba e para o Distrito Federal. Apesar da abertura inicial de apenas 263 vagas, esse certame teve a convocação de mais de 5 mil aprovados. Confira mais da última seleção no edital MPU 2013.