Foi divulgado no Diário Oficial do estado de Alagoas de 3 de abril, a autorização para abertura de um novo concurso público para a Polícia Civil do Estado (concurso PC-AL). A previsão é da abertura de 300 vagas em funções de nível superior - veja no fim da página.

A informação deu-se em função do processo administrativo instaurado na Secretaria de estado e Segurança Pública de Alagoas, por meio de um ofício encaminhado em 22 de fevereiro de 2018, proveniente da Delegacia Geral de Polícia Civil do Estado de Alagoas (DGPC/AL). Em dezembro de 2016, outra publicação oficial teve autorização enviada ao gabinete civil. Foram solicitadas 300 vagas nas carreiras de agente, delegado e escrivão, todas exigindo graduação. O governador estado garantiu a realização do concurso em 2017, o que acabou não acontecendo.

A expectativa é de que o edital seja lançado no segundo semestre, o que pode indicar que um número considerável de vagas será ofertado já que o déficit no quadro aumentou muito desde o último concurso realizado há seis anos.

Cargos

Há expectativa de oferta de vagas nos cargos de Delegado, Escrivão e Agente. Os cargos de agente e escrivão pedem graduação em qualquer área, e ainda Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A remuneração inicial é de R$ 3.800,00.

Os Agentes atuam nas investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais. Já o escrivão é responsável por lavrar termos, autos e mandados dentro dos prazos necessários aos procedimentos policiais de investigação, entre outros.

A carreira de delegado exige diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC. Tem, dentre suas principais atribuições, executar atividades de direção, supervisão, coordenação, planejamento, orientação, execução e controle da administração da polícia judiciária, investigações e operações policiais, instaurar e presidir procedimentos policiais. O salário é de R$ 13 mil.

Anterior

O último concurso foi realizado em 2012. Na ocasião, foram oferecidas 400 vagas, sendo 240 para agentes, 120 para escrivão e 40 para delegados. As remunerações eram de R$ 2.071,80 para agentes, R$ 12.593,22 para delegados e de R$ 2.017,80 para escrivão.

Os candidatos passaram por provas objetivas, discursivas e de capacidade física (todos os cargos), prática de digitação (escrivão), avaliação de títulos (delegado), além de avaliação psicológica, investigação social e de conduta pessoal, além de exames médicos. Foram 18.879 inscritos sob organização do Cebraspe - veja o edital do concurso da PC de Alagoas de 2012.

Veja a autorização do concurso publicada no Diário Oficial do Estado: