A Procuradoria Geral do estado de Pernambuco (PGE-PE) já tem comissão formada para a realização de concurso público. O primeiro certame da história do órgão a selecionar servidores terá vagas para Analista Judiciário, Analista Administrativo e Assistente de Procuradoria. A carreira de Analista Judiciário de Procuradoria exige nível superior em Direito e para Analista Administrativo é necessário ter nível superior em qualquer área. A função de Assistente de Procuradoria terá requisito de nível médio.

A comissão é formada por Erika Gomes Lacet, como titular e presidente; Alexandre Auto de Alencar, como titular; Suely Virgõnia Pedrosa Barros e Giovana Andreia Gomes Ferreira como suplentes; Renata de Carvalho Paes como titular; e Mônica Maria de Souza Carlos, como suplente - veja abaixo.

A PGE-PE tem como missão tutelar o patrimônio público, atuando no controle de legalidade dos atos da Administração, promovendo a recuperação de créditos, assim como exercendo a consultoria jurídica do Poder Executivo e a representação judicial e extrajudicial do Estado de Pernambuco. O órgão atua exercendo a representação jurídica, judicial e extrajudicial do Estado e das suas entidades de direito público interno; prestando apoio em assuntos jurídicos e legislativos ao Governador; dentre outras atividades.

O órgão é dividido entre diversas seções como o Gabinete do Procurador Geral do Estado, a Secretaria Geral, a Corregedoria Geral, a Procuradoria de Apoio Jurídico-Legislativo, a Procuradoria do Contencioso, a Procuradoria Consultiva, a Procuradoria da Fazenda Estadual e as Procuradorias Regionais sediadas em Caruaru, Arcoverde, Petrolina e Brasília.

Veja a autorização do concurso:

Procuradorias regionais

A Procuradoria Regional, com sede em Caruaru, tem sob sua jurisdição os municípios de Caruaru, Agrestina, Altinho, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Belo Jardim, Bezerros, Bom Jardim, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeira, Camocim de São Félix, Catende, Chã Grande, Cumaru, Cupira, Feira Nova, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, João Alfredo, Jurema, Lagoa dos Gatos, Limoeiro, Maraial, Orobó, Panelas, Passira, Quipapá, Riacho das Almas, Sairé, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Benedito do Sul, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, São Vicente Férrer, Surubim, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Terra Nova, Toritama, Vertentes e Vertentes do Lério.

A Procuradoria Sub-Regional de Garanhuns tem abrangência em Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Itaíba, Iati, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João e Teresinha.

A 2ª Procuradoria Regional, com sede em Petrolina, tem sob sua jurisdição os municípios de: Petrolina, Afrânio, Araripina, Belém de São Francisco, Bodocó, Cabrobó, Cedro, Dormentes, Exu, Granito, Ipubi, Itacuruba, Mirandiba, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Maria da Boa Vista, São José do Belmonte, Serrita, Terra Nova, Trindade e Verdejante.

A Procuradoria Sub-Regional de Salgueiro tem abrangência apenas na cidade de Salgueiro.

A 3ª Procuradoria Regional, com sede em Arcoverde, tem sob sua jurisdição os municípios de: Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Alagoinha, Betânia, Brejinho, Buíque, Calumbi, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Custódia, Flores, Floresta, Ibimirim, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Itapetim, Pedra, Pesqueira, Petrolândia, Poção, Sanharó, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia, Solidão, Tabira, Tacaratu, Triunfo, Tupanatinga, Tuparetama e Venturosa.

A 4ª Procuradoria Regional, com sede em Brasília, atua junto aos Tribunais Superiores e ao Tribunal de Contas da União.