A Câmara Municipal de Barra Mansa, Rio de Janeiro, estendeu até 24 de agosto o prazo de inscrições no concurso público que vai preencher 16 vagas e formar cadastro reserva em 28 carreiras do legislativo. Candidatos de todos os níveis de escolaridade podem se inscrever.
Há vagas nas funções de Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Operador de Som/ Câmera e Radiofusão, Telefonista, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Protocolo, Recepcionista, Motorista, Operador de Som, Analista de Compras/ Licitação e Contratos, Analista de Tesouraria, Analista de Recursos Humanos, Analista de Informática, Auxiliar de Assessoria de Imprensa, Contabilista de Controle Interno, Contador, Procurador, Oficial de Arquivo, Oficial de Atas, Oficial de Patrimônio, Oficial de Almoxarifado, Oficial Administrativo, Oficial de Livro, Secretário de Atas, Supervisor de Secretaria, Supervisor de Tesouraria e Supervisor de Departamento de Recursos Humanos. Os salários estão entre R$ 1.084,16 e R$ 2.469,86, por jornadas semanais de trabalho de 20 ou 40 horas.
As inscrições acontecem pelo site do INCP - www.incpconcursos.org.br, até as 23h59min de 24 de agosto. As taxas de participação são de R$ 20,00, R$ 40,00 ou R$ 50,00, de acordo com a escolaridade da função, com isenção de taxa para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico) e membros de família de baixa renda.
As provas objetivas seguem marcadas para o dia 21 de outubro e terão questões de Língua Portuguesa, Matemática, Informática, Legislação: Constituição Federal/ Lei Orgânica do Município/ Regimento Interno e Lei Federal e Conhecimentos Específicos, variando de acordo com a função em disputa. O resultado da etapa sai em 11 de novembro.
Para Oficial Administrativo, Oficial de Atas, Oficial de Livros, Auxiliar de Assessoria de Imprensa, Secretário de Atas e Supervisor de Secretaria haverá ainda prova de redação, composta de texto dissertativo de 20 a 30 linhas. Para Procurador Jurídico será realizada prova discursiva composta de peça processual e duas questões de estudo de caso. O resultado dessa etapa sai em 12 de dezembro.
Para Motorista será realizada prova prática, prevista para 18 de novembro. Já os cargos de nível superior terão entrega de documentos para prova de titulação, entre os dias 12 e 18 de dezembro.
O resultado final do concurso sai em 30 de dezembro, data em que começa a vigorar a validade de dois anos, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. Veja o edital do concurso da Câmara de Barra Mansa-RJ.
Atribuições dos cargos
Analista de Compras, Licitação e Contratos: zelar pela manutenção suficiente dos estoques dos segmentos funcionais do Poder Legislativo para o exercício intermitente de suas atividades; adquirir produtos em diversos fornecedores e prestadores de serviços, visando sempre a economicidade transparência e praticidade; analisar e avaliar a solicitação de materiais junto aos departamentos; entre outras.
Analista de Informática: zelar pela manutenção do sistema e rede de informática, dando assistência em software e hardware, manutenção da rede, guarda das licenças, e suplementos de informática; auxiliar o diretor do departamento de Informática em todas as suas atribuições; operar e zelar pela excelência nas transmissões ao vivo das sessões legislativas; prestar assistência na parte de informática na Rádio da Câmara; entre outras.
Analista de Recursos Humanos: auxiliar o supervisor de Recursos Humanos ou, por ato do Presidente da Câmara, substituí-lo nas tarefas de planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades pertinentes à administração de pessoal e controle; elaborar balancetes, relatórios e levantamento e análise de dados para pareceres e informações em processos e outros atos relacionados às atividades administrativas e políticas da Câmara Municipal; entre outras.
Analista de Tesouraria: auxiliar o supervisor de Tesouraria ou, por ato do Presidente da Câmara, substituí-lo nas tarefas de movimentar, guardar, entregar, pagar ou restituir valores pertencentes à Câmara Municipal ou sob a sua guarda; manter os registros das contas e depósitos bancários em nome da Câmara, fornecendo à Contabilidade os elementos necessários aos respectivos controles; manter em dia a escrituração do caixa; entre outras.
Auxiliar Administrativo: redigir expedientes, tais como cartas, ofícios e memorandos, de acordo com modelos e normas pré-estabelecidas; receber e enviar emails, solicitando junto aos responsáveis suas respostas; operar o serviço de informação ao cidadão da Câmara Municipal ou outro que vier a substituí-lo; prestar informações, pessoalmente ou por telefone, anotando e transmitindo recados; entre outras.
Auxiliar Assessoria de Imprensa: auxiliar o assessor de imprensa em atividades como prestar assessoramento em assuntos relacionados à imprensa e demais órgãos de comunicação, estabelecer relações sólidas e confiáveis com os meios de comunicação e seus agentes, com o objetivo de tornar-se fonte de informação respeitada e requisitada, criar situações para a cobertura sobre as atividades do assessorado, para alcançar e manter uma boa imagem junto à opinião pública; entre outras.
Auxiliar de Protocolo: receber e registrar os papeis protocolados na secretaria acompanhando seu andamento, controlando os prazos, arquivando-os ao final, se encerrados; expedir a correspondência da secretaria geral; prestar aos órgãos da Câmara Municipal as informações que lhe competirem e às partes referentes ao andamento dos processos e despachos finais ou definitivos; distribuir os papeis ou processos que devam ser informados; entre outras.
Auxiliar de Secretaria: receber e registrar os papeis protocolados na secretaria acompanhando seu andamento, controlando os prazos, arquivando-os a final, se encerrados; expedir a correspondência da secretaria geral; prestar aos órgãos da Câmara Municipal as informações que lhe competirem e às partes referentes ao andamento dos processos e despachos finais ou definitivos; distribuir os papeis ou processos que devam ser informados;
Auxiliar de Serviços Gerais: abrir e fechar as instalações do prédio da Câmara, nos horários regulamentares; ligar, quando necessário, os ventiladores, luzes e demais aparelhos elétricos e desligá-los ao final do expediente; hastear as Bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, em locais e épocas determinadas; transportar documentos e materiais internamente, entre as próprias unidades da Câmara, ou externamente quando determinado; entre outras.
Contabilista de Controle Interno: levantar o sistema de controle interno; verificar se o sistema levantado é o que está sendo seguido na prática; avaliar a possibilidade de o sistema revelar de imediato os erros e irregularidades; determinar tipo, data e volume dos procedimentos de auditoria; assegurar que todos os procedimentos de controle sejam executados; detectando erros e irregularidades; entre outras.
Contador: planejar o sistema de registro e operações contábeis, atendendo às necessidades administrativas e legais, para possibilitar controle contábil e orçamentário; escriturar a contabilidade da Câmara Municipal; elaborar e assinar balanços e demonstrativos de contas, observando sua correta classificação e lançamento, verificando a documentação e lançamento, verificando a documentação pertinente, para atender as exigências legais e formais de controle; entre outras.
Motorista: dirigir os veículos de propriedade da Câmara; verificar as condições do veículo, antes de sua utilização; fazer pequenos reparos de emergência; anotar e comunicar ao superior hierárquico quaisquer defeitos que necessitem dos serviços de mecânica para reparos e consertos; registrar, quando determinado, a quilometragem do veículo, no começo e no final do serviço, anotando as horas de saídas e chegada; comunicar ao superior hierárquico ou, em sua ausência, ao seu substituto qualquer ocorrência extraordinária; entre outras.
Oficial de Almoxarifado: recepcionar, conferir e armazenar produtos e materiais no almoxarifado; fazer os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlar os estoques; distribuir produtos e materiais a serem expedidos; registrar e inventariar o material observando normas e instruções, prazos de validade, dando orientação a respeito do desenvolvimento desses trabalhos para manter o estoque em condições de atender as unidades; entre outras.
Oficial Administrativo: redigir ou participar da redação de ofícios, cartas, despachos e demais expedientes, segundo normas pré-estabelecidas; redigir portarias, ordens de serviço, editais e demais atos administrativos, inclusive autógrafos de lei, seguindo modelos específicos; estudar e informar processos simples, dentro de orientação geral; conferir, anotar e informar expediente que exija discernimento e capacidade crítica e analítica; entre outras.
Oficial de Arquivo: organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais; classificar e codificar documentos de arquivo; decidir o suporte do registro de informação; descrever documentos; registrar documentos de arquivo; elaborar tabelas de temporalidade; estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo; estabelecer critérios para descarte de documentos de arquivo; elaborar plano de classificação; identificar fundos de arquivos; entre outras.
Oficial de Atas: participar de todas as reuniões da Câmara e Comissões, anotando os elementos para elaboração das respectivas Atas; consultar as gravações das reuniões para elaborar as Atas; ficar à disposição do Consultor Técnico Legislativo, em especial para lavratura de registros de leis, resoluções, portarias; cumprir as demais determinações oriundas do Técnico Legislativo; entre outras.
Oficial de Livros: participar das reuniões da Câmara, anotando os elementos para elaboração das respectivas Atas; consultar as gravações das reuniões para, juntamente com os elementos escolhidos, elaborar as Atas; ficar à disposição do Consultor Técnico Legislativo, em especial para lavratura de registros de leis, resoluções, portarias; cumprir as demais determinações oriundas do Consultor Técnico Legislativo; entre outras.
Oficial de Patrimônio: promover o controle patrimonial, identificando e inventariando os bens permanentes da Câmara Municipal, emplaquetando-os em observância à sequência crescente de seu número patrimonial; manter o controle dos bens não plaquetáveis; realização do inventário geral. auxiliar na prestação de contas do superior hierárquico; responsável pela conservação dos bens móveis e imóveis da Câmara; entre outras.
Operador de Som: participar das reuniões da Câmara, gravando-as; organizar a utilização das fitas a serem usadas nas gravações das reuniões; ficar responsável por todo o material de som e conservação das fitas, solicitando sua contribuição ao Diretor de Departamento de Informática, quando necessário; cumprir demais determinações oriundas do Diretor de Departamento de Informática; entre outras.
Operador de Som/Câmera e Radiofusão: coordenar e executar atividades técnicas de operação, cobertura de eventos externos, em plenário, em estúdio ou qualquer outro local determinado, cuidando dos testes dos sistemas de áudio e vídeo para gravação e transmissão, revisar equipamentos, organizar material de exibição e gravação, gravar áudio e vídeo, operar equipamentos de gravação de áudio e vídeo; entre outras.
Procurador: representar a administração pública na esfera judicial e extrajudicial; prestar consultoria e assessoramento jurídico à administração pública; exercer o controle interno da legalidade dos atos da administração; zelar pelo patrimônio e interesse da Câmara Municipal, tais como, meio ambiente, consumidor e outros; integrar comissões processantes; entre outras.
Recepcionista: recepcionar visitantes, anunciando-os às pessoas ou áreas requisitadas e aguardando a autorização para encaminhamento ou comunicação de dispensa; prestar serviço de apoio, fornecendo informações gerais e procedendo ao bom encaminhamento dos visitantes; manter controle de todas as visitas efetuadas à unidade, para assegurar a ordem e a segurança; entre outras.
Secretario de Atas: presenciar e participar como redator dos atos e fatos merecedores de registro para o fim de documentar os procedimentos e para enriquecer o acervo histórico municipal; redigir proposições do Poder Legislativo, os pronunciamentos do Presidente da Casa quando em reuniões administrativas de interesse público, convertendo em atas de reuniões; preparar as deliberações, decisões e outros atos normativos; Ofícios, cartas e outras formas de correspondência oficial; entre outras.
Supervisor de Departamento de Recursos Humanos: planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades pertinentes à administração de pessoal e controle; elaborar balancetes, relatórios e levantamento e análise de dados para pareceres e informações em processos e outros atos relacionados às atividades administrativas e políticas da Câmara Municipal; elaborar e analisar quadros estatísticos e demonstrativos; entre outras.
Supervisor de Secretaria: zelar pela inexistência de duplicidade em proposituras; auxiliar o Departamento Jurídico no tangente à constitucionalidade e legalidade das proposituras; submeter as pautas de votação a apreciação do Presidente do Poder Legislativo em tempo hábil para alterações e correções; acompanhar in loco o desenrolar de todas as sessões legislativas ordinárias dos exercícios legislativos; entre outras.
Supervisor de Tesouraria: movimentar, guardar, entregar, pagar ou restituir valores pertencentes à Câmara Municipal ou sob a sua guarda; manter os registros das contas e depósitos bancários em nome da Câmara, fornecendo à Contabilidade os elementos necessários aos respectivos controles; manter em dia a escrituração do caixa; efetuar os pagamentos mediante cheque assinados juntamente com a Presidência ou em moeda corrente e desde que haja encaixe e autorização competente; entre outras.
Telefonista: atender as chamadas telefônicas internas e externas, operando em mesa telefônica, ou outros aparelhos, movimentando dispositivos em geral, para estabelecer comunicações internas, locais ou interurbanas; atender chamadas telefônicas internas e externas, operando em troncos e ramais, transferindo-as ou prestando informações. Verificar defeitos nos ramais da mesa de operação e providenciar os reparos necessários; entre outras.
Vigia: zelar pela guarda do patrimônio e exercer vigilância dos locais pré-estabelecidos; orientar pessoas que eventualmente circulem em locais inadequados; trabalhar em regime de turnos e escalas de rodízios e revezamento, atendendo as escalas previamente definidas, para manter a segurança das dependências e patrimônio da instituição; percorrer sistematicamente e inspecionar seus locais de trabalho, evitando incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades; entre outras.
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