Dois novos editais vem aí para agitar o mundo dos concursos. Saiu hoje o edital do grande concurso da Polícia Federal (PF) com 500 vagas, e está previsto ainda para ser públicado até dezembro o edital do concurso da Advocacia-Geral da União (AGU), com mais 100 vagas.

O concurso da PF tem 180 vagas para Agente, 150 vagas para Delegado, 80 vagas para Escrivão, 60 vagas para Perito Criminal e 30 vagas para Papiloscopista. O edital saiu pelo Cespe/Cebraspe, após a assinatura do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. As remunerações iniciais das funções variam entre R$ 11.983,26 e R$ 22.672,48, tendo plano de carreira com ascenção em classes. Veja o edital da PF.

Com autorização publicada na quinta-feira, 14, o edital de abertura do concurso da AGU será divulgado até dezembro deste ano. Serão abertas 48 vagas para Administrador, 32 para Contador, 10 para Analista Técnico Administrativo, cinco para Técnico em Comunicação Social, duas para Arquivista, duas para Técnico em Assuntos Educacionais e uma para Bibliotecário. A remuneração atual para as carreiras de nível superior do órgão é de R$ 6.985,34, por jornada de trabalho de 40 horas semanais. Saiba mais.

Concurso da Polícia Federal

A função de Agente tem como requisito diploma de nível superior em qualquer área de formação, as atribuições do cargo incluem executar investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais, dirigir veículos policiais, cumprir medidas de segurança orgânica, desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa e executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Para Delegado, as exigências incluem bacharelado em Direito e pelo menos três anos de atividade jurídica ou policial. As atividades do cargo incluem instaurar e presidir procedimentos policiais de investigação, orientar e comandar a execução de investigações relacionadas com a prevenção e repressão de ilícitos penais, participar do planejamento de operações de segurança e investigações, supervisionar e executar missões de caráter sigiloso, participar da execução das medidas de segurança orgânica, bem como desempenhar outras atividades, semelhantes ou destinadas a apoiar o órgão na consecução dos seus fins.

Para Escrivão é pedida escolaridade superior em qualquer área de fomação. As atribuições da função incluem dar cumprimento às formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados, observando os prazos necessários ao preparo, à ultimação e à remessa de procedimentos policiais de investigação; acompanhar a autoridade policial, sempre que determinado, em diligências policiais, dirigir veículos policiais; cumprir medidas de segurança orgânica; atuar nos procedimentos policiais de investigação; desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa e executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

A função de Perito é dividida por áreas de atuação e são exigidas graduações nas áreas de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Redes de Comunicação, Análise de Sistemas, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Redes de Comunicação, Informática, Engenharia Agronômica, Geologia, Engenharia Química, Química Industrial, Química, Engenharia Civil, Engenharia Florestal ou Medicina. Os profissionais devem instaurar e presidir procedimentos policiais de investigação, orientar e comandar a execução de investigações relacionadas com a prevenção e repressão de ilícitos penais, participar do planejamento de operações de segurança e investigações, supervisionar e executar missões de caráter sigiloso, participar da execução das medidas de segurança orgânica, bem como desempenhar outras atividades, semelhantes ou destinadas a apoiar o órgão na consecução dos seus fins.

Para Papiloscopista é exigida a graduação em qualquer área de fomação. Dentre as atividades do profissional estão executar, orientar, supervisionar e fiscalizar os trabalhos papiloscópicos de coleta, análise, classificação, subclassificação, pesquisa, arquivamento e perícias, bem como assistir à autoridade policial e desenvolver estudos na área de papiloscopia, dirigir veículos policiais, cumprir medidas de segurança orgânica, desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Inscrição e provas

As inscrições serão realizadas pelo site www.cespe.unb.br/concursos/pf_18, das 10 horas de 19 de junho até as 18 horas de 2 de julho, com taxas de R$ 180,00 a R$ 250,00. Estarão isentos da cobrança de taxa os candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico) e forem membros de família de baixa renda.

As etapas de seleção incluem prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório, prevista para 19 de agosto; prova discursiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; exame de aptidão física para todos os cargos, de caráter eliminatório; prova oral somente para o cargo de Delegado, de caráter eliminatório e classificatório; prova prática de digitação somente para o cargo de Escrivão, de caráter eliminatório; avaliação médica para todos os cargos, de caráter eliminatório; avaliação psicológica, para todos os cargos, de caráter eliminatório; avaliação de títulos somente para os cargos de Delegado e de Perito, de caráter classificatório; e curso de formação profissional para todos os cargos, de caráter eliminatório.

Cargos AGU

A atuação consultiva AGU se dá por meio do assessoramento e orientação dos dirigentes do Poder Executivo Federal, de suas autarquias e fundações públicas para dar segurança jurídica aos atos administrativos que serão por elas praticados quanto à materialização das políticas públicas, à viabilização jurídica das licitações e dos contratos e na proposição e análise de medidas legislativas necessárias ao desenvolvimento e aprimoramento do Estado Brasileiro.

A função de Administração exige graduação na área e registro no conselho de classe, prevendo realização de atividades de supervisão, programação, coordenação ou execução especializada em grau de maior complexidade, referentes a estudos, pesquisas, análise e projetos sobre administração pública, de pessoal, material, orçamento, organização e métodos. 

Para Contador é pedida a graduação na área e registro no conselho profissional. Dentre as atribuições do cargo estão gerenciar, coordenar e executar atividades orçamentárias, financeiras, contábeis, patrimoniais e de custos; realizar auditoria contábil e financeira; elaborar normas, relatórios e emitir pareceres; interpretar e aplicar a legislação econômico-fiscal, tributária e financeira; coordenar e executar atividades referentes à elaboração, à revisão e ao acompanhamento de programação orçamentária e financeira anual e plurianual; atuar nas atividades de prestação e tomada de contas, acompanhar a gestão de recursos públicos e o exercício de outras atividades correlatas ao funcionamento da Administração Pública Federal. 

Para Analista Técnico Administrativo é exigido o diploma de nível superior em qualquer área. A atuação do profissional inclui realizar atividades que envolvam a administração de pessoas, de processos, de recursos materiais e patrimoniais, de licitações e contratos, orçamento, finanças, contabilidade e auditoria; planejar, desenvolver, executar, acompanhar e avaliar planos, programas e projetos, inclusive voltados à modernização e à qualidade; realizar pesquisas e o processamento de informações; elaborar despachos, pareceres, informações, relatórios, certidões, declarações, ofícios, dentre outros; realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática; operar equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados na execução de suas atividades; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função que venham a ser determinadas pela autoridade superior. 

Para Técnico em Comunicação Social é pedida graduação em Comunicação Social/Jornalismo. O profissional irá realizar atividades que envolvam a coleta, produção, revisão e edição de notícias voltadas à divulgação oficial da competência constitucional da Advocacia-Geral da União em matérias de seu interesse, por meio da imprensa escrita, falada e televisionada, com a aplicação de técnicas de redação jornalística; prestar assessoramento em atividades específicas 3 de jornalismo e de assessoria de imprensa; analisar mídias divulgadas a respeito da Instituição, interpretando e avaliando a cobertura jornalística; propor editorial adequado à missão, à visão e aos valores institucionais; usar, de maneira eficaz, os recursos de rádio, TV, site e outros meios de divulgação e de comunicação; desenvolver o planejamento estratégico de comunicação institucional; propor novos canais de comunicação com os diversos públicos da instituição, quando necessário, e o aperfeiçoamento dos já existentes; identificar e analisar as necessidades institucionais quanto à criação de identidades visuais e de campanhas; criar e desenvolver peças para campanhas publicitárias institucionais internas e externas, projetos, programações visuais e produções gráficas; implementar ações de publicidade, propaganda, marketing e projetos institucionais.

Para Arquivista será exigida graduação na área. A atuação do profissional inclui organização do arquivo do órgão e circulação interna de documentos, atender solicitações de pastas e envelopes, fazer lançamentos em planilhas, catalogação, fazer a digitação de documentos do departamento de contas a pagar, fazer a classificação de codificação de documentos de arquivos, descrição de documentos em sua forma e conteúdo, elaborar tabelas de temporalidade, estabelecer critérios de descarte dos documentos de arquivos, estabelecer planos de destinação de documentos, transferir documentos para guarda intermediária, recolher documentos para a guarda permanente, definir tipologia do documento, elaborar tabelas de temporalidade, estabelecer critérios de descarte dos documentos de arquivos, planos de destinação de documentos, transferir documentos para guarda intermediaria, 

Para Bibliotecário é pedida graduação na área mais registro no órgão da classe. Dentre as atribuições do profissional estão planejar, implementar, coordenar, controlar e dirigir sistemas biblioteconômicos e/ou de informação e de unidades de serviços afins; organizar os serviços de documentação; executar serviços de classificação e catalogação de manuscritos e de livros, de mapotecas, de publicações oficiais e seriadas, de bibliografia e referência; realizar projetos relativos à estrutura de normalização da coleta, do tratamento e da recuperação e da disseminação das informações documentais em qualquer suporte; realizar estudos administrativos para o dimensionamento de equipamentos, recursos humanos e layout das unidades da área biblioteconômica e/ou de informação; estruturar e efetivar a normalização e padronização dos serviços técnicos de tratamento da informação fixando índices de eficiência, produtividade e eficácia nas áreas operacionais da biblioteconomia e/ou ciência da informação; estabelecer, coordenar e executar a política de seleção e aferição do material integrante das coleções de acervo, programando as prioridades de aquisição dos bens patrimoniais para a operacionalização dos serviços; estruturar e executar a busca de dados e a pesquisa documental; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função que venham a ser determinadas pela autoridade superior.