Um novo escândalo envolvendo fraudes em seleções públicas foi descoberto pela Polícia Federal no estado da Bahia. O Departamento da PF de Vitória da Conquista/BA em conjunto com o Ministério Público, iniciou a Operação Reprovados, que tem como objetivo desarticular criminosos especializados em fraudar concursos públicos na cidade de Brumado/BA.
A PF cumpriu 5 mandados de condução coercitiva e 5 mandados de busca e apreensão. Segundo o delegado da PF de Vitória da Conquista, Marcelo Siqueira, são três irmãos, a ex-mulher de um deles e uma amiga do grupo os responsáveis pelas fraudes. Dois dos suspeitos são, inclusive, servidores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), também de Brumado. Os concursos investigados foram realizados pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e pelo Instituto Federal de Educação do Estado - IFBA.
A fraude só foi descoberta porque alguns dos candidatos que faziam a prova na mesma sala que os suspeitos desconfiaram do caso. Segundo os investigadores, no momento da inscrição, os envolvidos colocaram a sílaba NI na frente de cada um dos nomes e, por isso, mesmo com nomes diferentes, foram selecionados para fazer a prova na mesma sala. As investigações iniciaram logo após a denúncia ao Ministério Público, há cerca de cinco meses.
No concurso da UFRB, os candidatos chegaram a ser classificados, mas foram eliminados após a descoberta da fraude. No IFBA, os suspeitos ainda estão na lista dos classificados, mas, segundo a polícia, uma representação foi encaminhada à Justiça pedindo a exclusão dos cinco candidatos. Ambos certames foram organizados pela FUNRIO.
O delegado informou também que um dos irmãos tinha acesso ao gabarito da prova e passava as respostas para os demais durante a aplicação do exame. A polícia investiga a participação de outras pessoas no esquema.
Todos os envolvidos responderão pelos crimes de fraude, falsidade ideológica e constituição e participação em organização criminosa e poderão pegar até 15 anos de prisão.
Operação Afronta
Recentemente, a Polícia Federal desencadeou também a Operação Afronta, responsável por desarticular uma quadrilha especializada em fraudar concursos em 5 estados do país. Pelo menos 10 aprovados que foram beneficiados pela fraude foram exonerados de seus cargos, envolvendo a seleção no Tribunal Regional Federal da 3ª Região do Estado de São Paulo e mais outros quatro concursos.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.