Tem início no dia 15 de junho o período de inscrições para participar do processo seletivo do Departamento Estadual de Trânsito do Espirito Santo (DETRAN-ES), organizado para contratar de maneira temporária, 78 candidatos de nível médio e superior na sede do Departamento, em Vitória-ES. Os aprovados farão parte de um cadastro reserva e serão convocados durante o período de validade do certame dentro do quantitativo de vagas abertas pelo edital.

O contrato temporário será firmado pelo prazo determinado de até 12 meses, não sendo admitida a sua prorrogação.

Das 78 vagas abertas, 60 são para o cargo de Identificador Veicular e 12 para o cargo de Assistente Administrativo, que exigem escolaridade de nível médio e têm salários de R$ 1.823,03 mensais. As outras 6 vagas são para o cargo de Engenheiro Mecânico, que exigem nível superior em Engenharia Mecânica, além de registro no órgão competente. Os vencimentos iniciais dos engenheiros serão de R$ 4.557,60 e a carga horária de trabalho para todos os cargos será de 40 horas semanais. Veja o edital.

Para concorrer às vagas, os candidatos devem acessar o endereço eletrônico - www.selecao.es.gov.br entre os dias 15 e 20 de junho de 2016 e proceder as inscrições. Não haverá taxa de participação.

A seleção dos candidatos se dará através de preenchimento dos pré-requisitos no ato da inscrição e de avaliação de títulos, de caráter classificatório e eliminatório para todos os cargos, onde serão analisados os currículos dos 500 primeiros colocados em cada cargo.

O resultado do certame será divulgado no endereço eletrônico www.selecao.es.gov.br no dia 23 de junho de 2016, e também no Diário Eletrônico do estado.

Os servidores no cargo de Identificador Veicular devem realizar a identificação veicular para fins de realização de leilões, verificar as condições de tráfego do veículo de acordo com as normas do Código Brasileiro de Trânsito - CTB, realizar o decalque do número do chassi e do motor, registro de fotos ou outros meios tecnológicos hábeis a confirmar a autenticidade do veículo, tal como a verificação do chassi e motor por meio óptico, entre outras funções.

Já os Assistentes Administrativos irão participar, sob orientação superior direta, de tarefas de apoio técnico e administrativo nas áreas de registro e licenciamento de veículos, e administrativo nas áreas de administração, gestão de pessoas, orçamentos, finanças, patrimônio, material, serviços gerais, protocolo, arquivo, documentação e informática, entre outras funções.

Os aprovados no cargo de Engenheiro Mecânico vão supervisionar e auxiliar as equipes de identificadores em suas funções; realizar a identificação dos veículos que se encontram em condições de segurança para trafegar em via aberta ao público e os veículos que deverão ser leiloados como sucata; estabelecer os lotes de sucata a serem leiloados; proceder à avaliação de cada veículo e de cada lote de sucata, estabelecendo o lance mínimo para arrematação de cada item; dentre outros.

O processo seletivo terá validade por 12 meses, a partir da data de divulgação do resumo do resultado final, não sendo admitida prorrogação. A aprovação não assegura ao candidato a sua contratação, mas apenas a expectativa de ser convocado seguindo a ordem de classificação.