Estão abertas 20 vagas no cargo de Defensor Público Substituto na Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso (DPE-MT). O concurso, que está sendo coordenado pela Universidade Federal do Estado (UFMT), também formará um cadastro reserva para o suprimento de vagas que vierem a surgir no órgão durante a validade do certame.

Para poder concorrer às vagas os candidatos devem possuir diplomação de nível superior em Direito em instituição de ensino superior reconhecida pelo ministério da Educação (MEC), ter três anos de atividade jurídica comprovada, além de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O salário da carreira de Defensor Público Substituto é de R$ 19.992,09 mensais. Veja o edital.

As inscrições devem ser feitas somente pela internet, através do endereço eletrônico da organizadora do concurso, a UFMT - www.ufmt.br/concursos entre os dias 1º de abril e 1º de maio de 2016. O candidato deve preencher a ficha solicitada e efetuar o pagamento da taxa de participação, que é de R$ 250,00, através do boleto que será gerado após o cadastro.

A seleção dos candidatos será feita através de diversas etapas de avaliação, sendo a primeira fase constituída de Prova Escrita Objetiva. As outras fases serão de Provas Escritas Dissertativas, Prova Oral de Arguição, Prova Oral de Tribuna e Prova de Títulos.

De acordo com o cronograma do concurso, as provas objetivas serão aplicadas a todos os candidatos no dia 12 de junho de 2016 na cidade de Cuiabá-MT. A prova terá caráter classificatório e eliminatório, exigindo conhecimentos em Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Direitos Humanos, Organização da Defensoria Pública, Direito do Consumidor, Direito Tributário, Direito das Crianças e dos Adolescentes,  Direitos Difusos e Coletivos entre outros.

Os aprovados na primeira fase passarão pelas provas dissertativas nos dias 06 e 07 de julho.

O concurso terá validade de dois anos contados da data da homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Defensor Público-Geral do Estado de Mato Grosso.