Com edital lançado no Diário Oficial do Estado de 8 de fevereiro, estão abertas as inscrições do XI processo seletivo da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA) para contratações de estagiários no órgão, em 2017. O certame é para formação de cadastro reserva e os interessados devem estar cursando graduação em Direito.

O cadastro reserva serve para a convocação de acordo com as necessidades da Defensoria, para suprir vagas que vierem a surgir durante toda a validade do processo seletivo. De acordo com o edital, as inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de março, no endereço eletrônico - www2.defensoria.pa.def.br/esdpa - mesmo site onde constarão os demais detalhes sobre o evento.

Para concorrer, os candidatos devem estar regularmente matriculados a partir do 7º semestre ou 4º ano do curso de Direito e, uma vez aprovados nas etapas seletivas de provas objetivas e de redação, serão convocados para as vagas, sem vínculo empregatício com a Defensoria. O órgão ainda reserva, das vagas que surgirem, 10% para candidatos portadores de deficiência.

A jornada de atividade em estágio será de 20 horas semanais, que devem ser distribuídas, preferencialmente, em 4 horas diárias, compreendidas no horário de expediente da Defensoria Pública do Estado. O estudante em estágio receberá bolsa mensal no valor de R$ 551,60.

As atividades de estágio poderão ser desempenhadas nas cidades de paraenses de Belém, Icoaraci, Ananindeua, Marituba e Mosqueiro, que devem ser escolhidas pelos candidatos no ato da inscrição - Veja o edital.

As provas que selecionarão os inscritos acontecerão na cidade de Belém, das 08h às 12h, nos locais que devem ser informados pela Defensoria, pelo menos, 15 dias antes de sua aplicação. Elas visam avaliar o grau de conhecimento teórico do candidato, necessário ao desempenho do cargo. Já a prova de redação será composta por uma proposta de dissertação, visando avaliar a capacidade de fundamentação e conclusão, clareza da exposição e o domínio da norma culta na modalidade escrita do idioma.

O candidato aprovado e convocado deverá estar apto a passar por um período de treinamento, antes de sua efetivação como estagiário do órgão, de no mínimo 2 dias, sob pena de sua recusa ser considerada desistência à vaga. O processo seletivo terá validade de 6 meses, a contar da data de divulgação do resultado final, que será considerada como de homologação do resultado.