Com provas marcadas para os próximos dias 24 e 25 de outubro de 2015, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) terá uma grande quantidade de estreantes esse ano. São 7.746.118 de inscritos no total, sendo que, desse montante, 2.676.982 farão a prova pela primeira vez. Para quem participa pela primeira vez é preciso ficar atento às orientações do INEP para que tudo ocorra da melhor forma possível.

Os locais de prova já estão disponíveis para consulta e o candidato poderá visualizá-lo apenas no site do INEP. Neste ano, os cartões informativos com os locais não serão enviados pelo Correio, portanto, acesse a página do participantes para verificar onde será sua avaliação.

Veja locais de prova do ENEM

O ENEM é uma prova de resistência, sendo assim, separamos algumas dicas para que você consiga se dar bem no maior exame do país e segundo maior do mundo. Confira:

Antes da prova:

- Diminuir os estudos: É importante o candidato descansar bem nos dias que antecedem a prova. Ansiedade e nervosismo só atrapalham nesse momento, por isso é recomendado uma boa dose de descanso às vésperas da prova.

- Lembrar que de última hora você não vai colocar todo o conteúdo de 1 ano de estudos em apenas um dia, então não se desespere e faça a avaliação com tranquilidade.

- Relaxar no dia anterior. Faça exercícios e pratique algum esporte para diminuir a tensão pré-teste.

- Dormir cedo. "Descanse" o cérebro, afinal, ele vai ser muito exigido durante a avaliação.

No dia da prova

- Fazer refeições leves.

- Chegue 1h mais cedo e leve em consideração o tempo de deslocamento até o local de prova.

- Os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, o Exame este ano terá início às 13h30min. A duração das provas é de quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo.

- Leve caneta esferográfica de tinta preta, transparente, outras cores não são aceitas.

- É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto válido.

- O cartão de Confirmação não é obrigatório, mas é sempre bom tê-lo em mãos.

- Leve água e algum lanche.

Durante a prova:

- Resolva as questões que você possui mais facilidade primeiro.

- Ler primeiro a pergunta principal da questão, caso ela tenha um enunciado muito longo. Ao ler a pergunta principal antes, você já poderá respondê-la ou pelo menos fazer uma leitura mais direcionada para resolver a questão.

- O ENEM é politicamente correto, não é politicamente correto? Tá errado! O Exame busca sempre dar ênfase aos valores éticos e sociais, relacionados aos diretos humanos, à saúde, à justiça social, ao meio-ambiente, direitos e garantias previstos na Constituição, fique atento a isso.

- Garanta ao menos 30 minutos para preencher o gabarito.

- Para as exatas, se liga nas porcentagens, regra de três e nos problemas, as questões de matemática costumam levar mais tempo para serem resolvidas.

Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:

- Realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante as provas.

- Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos.

- Utilizar óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

- Portar armas de qualquer espécie.

- Ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas 2 horas do início da aplicação do exame.

- Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante.

Vale lembrar

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio é usada como critério de acesso ao Ensino Superior através do Sistema de Seleção Unificada - Sisu, oferecendo vagas em mais de 115 Instituições Públicas, e do Programa Universidade para Todos - ProUni, para Instituições Privadas. A participação na prova ainda é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies, para participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica - Sisutec. Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.