A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (09), o edital de normas para realização do concurso público que oferta 445 vagas para ingresso no Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico (CFO/LEMB), com engajamento em 2019.
Das 445 vagas, serão 400 vagas para candidatos do sexo masculino e 45 vagas para mulheres. Haverá ainda reserva para candidatos negros, sendo 80 para o sexo masculino e 9 vagas para o sexo feminino.
Requisitos
Podem participar do certame candidatos que tenham ensino médio completo ou que concluam-no até o final do ano de 2018, além de possuir altura mínima de 1,60m para o sexo masculino e 1,55m feminino, e ter idade de 17 a 22 anos completos até 31 de dezembro de 2019, ano da matrícula (se menor de 18 anos, estar autorizado por seu responsável legal).
Os candidatos interessados poderão se inscrever por meio de preenchimento da ficha de inscrição, disponibilizada no endereço eletrônico da EsPCEx na internet www.espcex.eb.mil.br, entre os dias 09 de maio e 08 de junho de 2018. O valor da taxa de inscrição será de R$ 90,00.
Caso o candidato não tenha acesso à internet, poderá solicitar pelo telefone (19) 3744-2020 ou pessoalmente, diretamente à EsPCEx, que seja realizada sua inscrição.
Poderão requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição os candidatos que forem filhos menores de ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial incapacitados em ação; estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico e/ou comprovar viver em situação de pobreza, mediante declaração.
Provas
Os candidatos serão avaliados por meio de quatro fases, sendo elas: Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS), Exame de Aptidão Física (EAF) e Avaliação Psicológica.
O Exame Intelectual será composto de prova escrita objetiva realizada em dois dias consecutivos com duração de 4 horas e meia em cada dia. No 1º dia há prova de Português (com 20 questões objetivas e peso 2), de Redação (questão discursiva), de Física (com 12 questões objetivas e peso 1) e de Química (com 12 questões objetivas e peso 1). Já no 2º dia acontecem as provas de Matemática (20 questões objetivas e peso 2), de Geografia (12 questões objetivas e peso 1), de História (12 questões objetivas e peso 1) e de Inglês (12 questões objetivas e peso 1).
A prova escrita objetiva será aplicada nos dias 29 e 30 de setembro de 2018, nos locais que serão comunicados oportunamente. O gabarito preliminar sairá pelo site www.espcex.ensino.eb.br a partir das 12 horas do dia 01 de outubro.
Em caso de aprovação em todas as etapas da seleção, o candidato é matriculado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de Aluno da EsPCEx. Se concluir o curso com aproveitamento, prosseguirá para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), onde, após 4 anos, concluirá o Curso de Formação e será declarado Aspirante a Oficial, que tem remuneração de R$ 6.993,00 segundo a tabela de remuneração dos militares.
As provas serão realizadas nos seguintes Colégios Militares:
- Porto Alegre (CMPA), Colégio Militar de Santa Maria (CMSM), Santa Maria-RS; 63º Batalhão de Infantaria (63º BI), Florianópolis-SC; 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado (33º BI Mec), Cascavel-PR; 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20º BIB), Curitiba-PR; Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP), São Paulo-SP; Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), Taubaté-SP; Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), Campinas-SP; 37º Batalhão de Infantaria Leve (37º BIL), Lins-SP; Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Resende-RJ; Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro (CPOR/RJ), Rio de Janeiro-RJ; Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), Rio de Janeiro-RJ; Escola de Instrução Especializada (EsIE), Rio de Janeiro-RJ; Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), Rio de Janeiro-RJ; Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe), Rio de Janeiro-RJ; Escola de Sargentos das Armas (ESA), Três Corações-MG; 10º Batalhão de Infantaria Leve (10º BIL), Juiz de Fora-MG; 36º Batalhão de Infantaria Motorizado (36º BI Mtz), Uberlândia-MG; Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Belo Horizonte/ Colégio Militar de Belo Horizonte (CPOR/CMBH), Belo Horizonte-MG; 38º Batalhão de Infantaria (38º BI), Vila Velha-ES; 9º Batalhão de Manutenção (9º Btl Mnt), Campo Grande-MS; Base Administrativa do Comando de Operações Especiais (B Adm Cmdo Op Esp), Goiânia-GO; Colégio Militar de Brasília (CMB), Brasília-DF; 44º Batalhão de Infantaria Motorizado (44º BI Mtz), Cuiabá-MT; Colégio Militar de Salvador (CMS), Salvador-BA; 28º Batalhão de Caçadores (28º BC), Aracaju-SE; 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz), Maceió-AL; Comando da 7ª Região Militar (Cmdo 7ª RM), Recife-PE; 15º Batalhão de Infantaria Motorizado (15º BI Mtz), João Pessoa-PB; 16º Batalhão de Infantaria Motorizado (16º BI Mtz), Natal-RN; Comando da 10ª Região Militar (Cmdo 10ª RM), Fortaleza-CE; 26ª Circunscrição do Serviço Militar (26ª CSM), Teresina-PI; 24º Batalhão de Infantaria Leve (24º BIL), São Luís-MA; 22º Batalhão de Infantaria (22º BI), Palmas-TO; 8º Depósito de Suprimento (8º D Sup), Belém-PA; Comando de Fronteira Amapá e 34º Batalhão de Infantaria de Selva (CmdoFron Amapá/34º BIS), Macapá-AP; 12° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (12º Esqd C Mec), Boa Vista-RR; 12º Batalhão de Suprimento (12º B Sup), Manaus-AM; Comando de Fronteira Acre e 4º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron AC/4º BIS), Rio Branco-AC e na 17ª Base Logística de Selva (17ª Ba Log Sl), Porto Velho-RO.
O concurso de admissão à EsPCEx, terá validade a partir da homologação do resultado e encerrar-se-á trinta dias após a data limite prevista para matrícula. Veja o edital do concurso EsPCEx Exército 2018.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.