Estão abertas desde o dia 27 de fevereiro de 2014, as inscrições para o XIII Exame de Ordem Unificado dos Advogados do Brasil. O exame, dividido em duas partes tem o objetivo de selecionar os bacharéis que desejam atuar na área, já que o exame é obrigatório para que o bacharel possa atuar como advogado. A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como profissional. Também poderão realizar o Exame de Ordem os estudantes de Direito que, na data de inscrição para o Exame de Ordem, estejam matriculados nos últimos dois semestres do curso ou do último ano do curso. O Exame é executado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), sob sua inteira responsabilidade, organização e controle.
Segundo os editais que regem a seleção (27), publicados por unidade seccional da OAB do Brasil, os exames acontecerão em todos os estados da federação, em diversas cidades, listadas no anexo de cada edital. O Exame compreenderá da aplicação de prova objetiva e de prova prático-profissional, ambas de caráter eliminatório. A prova objetiva terá 80 questões de múltipla escolha e a Prova Prático-Profissional uma peça profissional e 4 questões discursivas, de caráter eliminatório. As provas abrangerão diversas áreas de conhecimento, como; Disciplinas Obrigatórias e Integrantes do Currículo Mínimo do Curso de Direito, Direitos humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral da OAB, Código de Ética e Disciplina. A prova objetiva acontecerá no dia 13 de abril de 2014 e terá 5 horas de duração, das 13 horas às 18 horas. A prova prático-profissional terá a duração de 5 horas e será aplicada na data provável de 1º de junho, das 13h às 18h.
As inscrições para o XIII Exame de Ordem deverão ser feitas diretamente nos sites da OAB e FGV: http://oab.fgv.br e http://www.oab.org.br no período do dia 27 de fevereiro ao dia 11 de março de 2013. O valor da inscrição é de R$ 200,00.
Veja também: Concursos abertos têm 60 mil vagas
A OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil nasceu no ano de 1930 e é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros, sendo responsável pela regulamentação da classe no Brasil. A Ordem é composta de seções, com sede em cada um dos estados da federação e era, de acordo com a antiga legislação, uma autarquia federal de caráter corporativista, mas de acordo com a legislação recente passou a ser serviço público independente, sem vinculação ao poder federal, gozando de imunidade tributária, podendo ter fins lucrativos, sendo autônoma e independente.
O Exame
Também conhecido como Exame de Ordem, o Exame da Ordem dos Advogados é uma avaliação a que se submetem, por força da lei, os bacharéis em Direito no país, que devem demonstrar que possuem capacitação, conhecimentos e práticas necessárias ao exercício da advocacia. O Exame é aplicado pela Ordem dos Advogados do Brasil três vezes por ano. São aplicadas duas provas, sendo a primeira objetiva, com 80 questões de múltipla escolha e a outra uma prova prático-profissional, com uma peça profissional com 4 questões.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.