A Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) divulga até amanhã os gabaritos preliminares das provas aplicadas no concurso aberto pela Polícia Civil de Minas Gerais para Investigador. A seleção foi aberta em abril deste ano pelo Diretor-Geral da Academia de Polícia, após autorização governamental, para provimento de 1.000 vagas no cargo de Investigador de Polícia I, a serem alocados nas Unidades Policiais das Delegacias Regionais do Estado. O concurso teve 51.698 inscritos, gerando uma concorrência média de 51 candidatos por vaga.

A função exige formação de ensino superior em qualquer área de formação e salário oferecido é de R$ 2.766,94 por jornada de trabalho de 40 horas semanais. Veja o edital do concurso.

As provas objetivas ocorreram na cidade de Belo Horizonte/MG com 4 horas de duração, e tiveram 60 questões de múltipla escolha sobre disciplinas de Língua Portuguesa (20), Noções de Direito (10), Direitos Humanos (10), Noções de Medicina Legal (10) e Noções de Informática (10). Os gabaritos preliminares com as respostas da prova saem até o dia 13 de agosto no site da organizadora da seleção e estarão disponíveis para consulta também no portal Gabaritos Concursos, que acompanha as publicações.

Os recursos contra as respostas ou questões da prova poderão ser interpostos em até 5 dias úteis, contados a partir do 1º dia após a divulgação do gabarito preliminar, unicamente através de formulário específico disponível no site da organizadora do concurso - FUMARC.

Além da prova objetiva, o concurso terá etapas de Avaliação Psicológica, Exames Biomédicos e Biofísicos, Prova de Títulos, Investigação Social e Curso de Formação. No entanto ,prosseguirão para as demais fases do certame os candidatos melhores classificados na prova objetiva em ordem decrescente até o limite de 3.000 candidatos, sendo destes, 300 candidatos portadores de deficiência.

O curso de formação ocorre na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte. O prazo de validade do concurso público será de dois anos, prorrogável uma vez, por igual período a contar da data da publicação de sua homologação.