Ontem foram realizadas as provas objetivas e de redação do concurso público do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Com 796 vagas abertas por todo o país, o certame que a muito tempo era aguardado registrou mais de 412 mil candidatos inscritos.

As oportunidades contemplam candidatos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, para atuação nas áreas de fiscalização e demais planos de carreira do MAPA. Os salários chegam a R$ 12.539,38 por jornada de trabalho de 40 horas semanais - Veja edital do concursoAs vagas abertas são para Fiscal Federal Agropecuário, cargos de Atividades Técnicas da Fiscalização e cargos do Plano Geral do Poder Executivo do MAPA.

As provas aplicadas pela Consulplan ocorreram em ambos os turnos em todas as capitais, com duração de 4 horas ao todo. Foram 50 questões objetivas valendo 60 pontos e prova de redação com pontuação máxima de 40 pontos. A aprovação será dada ao candidato que obter ao menos 50% da pontuação possível em cada etapa e não zerar nenhuma disciplina da prova objetiva.

As notas finais dar-se-ão por meio da soma da prova objetiva e discursiva, totalizando uma nota de 0 a 100 pontos. Para cargos de nível superior com opção de lotação nas unidades do Laboratório Nacional Agropecuário - LANAGRO, haverá também prova de títulos, de caráter classificatório, podendo agregar até 10 pontos na nota final destes candidatos.

Gabaritos

Os gabaritos serão divulgados até o término do dia de hoje, postados pela organização responsável, como também no portal Gabaritos Concursos para consulta. Ao consultar os gabaritos é possível somar pontos e averiguar se obteve ou não aprovação no certame.

O período para recursos é de 2 dias após a divulgação do gabarito, devendo ser feito pelo endereço eletrônico da Consulplan. A interposição de recursos deverá ser feita via internet, através do Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, com acesso pelo candidato ao fornecer dados referente à inscrição, sendo aceitos apenas no prazo recursal.

O prazo de validade do concurso para aproveitamento dos aprovados será de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com a conveniência da administração.