Os candidatos que participaram da primeira etapa do concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBMMG) para ingresso no cargo de Soldado já podem conferir seu desempenho na avaliação objetiva. Os gabaritos preliminares foram divulgados pela FUNDEP ainda nesta segunda-feira, dia 28 de março.
As provas aconteceram no domingo para mais de 64 mil pessoas, que se inscreveram para concorrer às 530 vagas no cargo de Soldado. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais já havia aplicado provas objetivas do concurso para 30 vagas no cargo de Oficial no dia 1º de março deste ano. As avaliações ocorreram nas cidades de Belo Horizonte, Divinópolis, Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas, Varginha, Governador Valadares, Uberaba e Uberlândia.
A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Fundep é a responsável pela organização do concurso, que abriu 530 vagas, sendo 500 vagas para o Curso de Formação de Soldados Praças Combatentes - QP-BM (450 para homens e 50 para mulheres) e 30 para o Quadro de Praças Especialistas (QPE-BM). Os cargos exigem nível médio completo e especialistas devem ter formação de curso técnico na área. Para garantir as vagas, os candidatos precisam ainda comprovar na data da matricula, altura mínima de 1,60m e idade entre 18 e 30 anos. Os salários são de R$ 3.506,40 para Soldados de 2ª classe e de R$ 4.098,42 para Soldado de 1ª Classe BM.
Os gabaritos das provas já podem ser conferidos pelos candidatos. Veja, na íntegra:
Gabarito Concurso Bombeiros MG 2016 Soldado
As provas de todos os cargos podem ser conferidas no endereço eletrônico da FUNDEP, onde também poderão ser protocolados os recursos contra as questões e respostas da prova. A divulgação das respostas abre o prazo de 3 dias úteis para a interposição de recursos administrativos.
Os gabaritos podem ser visualizadas também no portal Gabaritos Concursos, que acompanha as atualizações da banca e disponibiliza ainda um ranking para que os candidatos consultem as notas preliminares dos candidatos participantes e uma pré-classificação.
A primeira etapa da seleção foi constituída de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões de múltipla escolha sobre português, matemática, geografia, história, direitos humanos, química, física e biologia (para soldados combatentes) e português, matemática, direitos humanos e especialidades (para soldados especialistas). Os candidatos farão, ainda, na mesma data, prova de redação, sobre tema da atualidade.
Estará aprovado nessa fase o participante que obtiver no mínimo 50% de acertos, sem zerar nenhum dos conteúdos da prova. Veja mais no edital.
Só serão corrigidas as redações dos candidatos considerados aprovados nas provas objetivas, na proporção de três candidatos classificados por vaga.
A segunda fase compreende Exames Médicos Complementares e acontecerá para os classificados na etapa anterior, que serão realizados pelo CBMMG, sob a responsabilidade da Assessoria de Assistência à Saúde (AAS). Já a terceira e a quarta fase acontecerão no mesmo dia e serão compostas de Teste de Capacitação Física, que visa testar a resistência aeróbica, força muscular, agilidade e flexão abdominal dos candidatos; e Exames Psicológicos, que tem por finalidade avaliar as características psicológicas do candidato e consistirá em avaliação técnica e padronizada de características cognitivas e de personalidade dos analisados. Para os aprovados em tais etapas ainda acontecerá uma quinta fase, de Teste de Natação e uma sexta, de Exames Toxicológicos.
O concurso terá validade de 30 dias, prorrogáveis por igual período, contados a partir da data da publicação do resultado final e convocação para matrícula.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.