Será divulgado na quarta-feira o gabarito oficial do ENEM 2016. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 8.356.201 candidatos se inscreveram na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 que aconteceu no último sábado e domingo, dias 05 e 06 de novembro em todo o país. Com 30% de abstenção, somente 5.848.619 dos inscritos realizaram as provas nos dois dias, e a expectativa agora é pela divulgação dos gabaritos oficiais do certame e pela correção dos cadernos de provas.
Alguns gabaritos extraoficiais já circulam pela internet, e grandes portais de notícias já convocaram especialistas para corrigir e discutir as perguntas que foram aplicadas aos inscritos nos dois dias de prova. Ainda assim, segundo informações do Inep, os gabaritos oficiais do ENEM 2016 só serão divulgados na quarta-feira, dia 09 de novembro, por meio da página do INEP.
Os gabaritos servem somente para conferência, e o próximo passo é aguardar pela divulgação do resultado do Enem, que será anunciado no dia 19 de janeiro de 2017. Enquanto isso, é possível encontrar os cadernos de provas disponíveis para download no endereço eletrônico do Inep -portal.inep.gov.br.
No primeiro dia de prova, foram 90 questões sobre ciências humanas e ciências da natureza.
Entre os temas abordados nas questões sobre ciências humanas, estava uma questão sobre machismo, em que o candidato deveria relacionar uma propaganda com teor machista da década de 60 com a notícia de que 50% da equipe da Nasa é composta, hoje, por mulheres.
O existencialismo de Hamlet, de William Shakespeare também esteve em pauta, assim como a crise dos refugiados que abalou o mundo em 2015. Foram exigidos conhecimentos também, sobre as linhas de pensamento de filósofos como René Descartes, Theodor Adorno, Max Horkheimer e Friedrich Nietzsche.
Já nas questões sobre ciências da natureza, os efeitos colaterais do spray de pimenta foram abordados, assim como a sua composição química; além disso, apareceram questões sobre reação química, circuitos elétricos, biomas, estrutura química, cálculo de potência, entre outros. Para especialistas que analisaram as provas, o primeiro dia do Enem trouxe questões consideradas difíceis.
Já o segundo dia de provas trouxe questões das áreas de linguagem e matemática, além da temida redação. Nas perguntas sobre linguagem, os inscritos precisaram mostrar conhecimentos sobre os textos de autores como José Saramago, Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, Luís Fernando Veríssimo, Ana Cristina César e Machado de Assis. Além disso, a presença de mulheres no esporte também caiu nas questões da prova, assim como o movimento Abuelas da Plaza de Mayo, que é o grupo de resistência e preservação à memória das vítimas da ditadura na Argentina.
Nas 45 questões sobre matemática, foram cobrados conhecimentos em potência, porcentagem, cálculo de diâmetro, parábola, volume morto, e até mesmo os terremotos que atingiram o Japão em 2011 e a China em 2013, foram usados para elaborar questões sobre cálculos sobre a escala Richter.
Com o tema "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil" a redação trouxe 4 textos de apoio para o candidato elaborar sua dissertação. Nos textos, laicidade do estado, liberdade de expressão e violência instigada pela intolerância estiveram em pauta. A escolha do tema foi bastante elogiada nas redes sociais.
Resultado
O Inep vai divulgar somente no dia 19 de janeiro de 2017 o resultado oficial do Enem, possibilitando que os aprovados concorram a bolsas de estudos em diversas instituições de nível superior que reservem vagas para integrantes do Programa Universidade Para Todos - ProUni; além disso, é possível concorrer a bolsas nas Universidades Federais por meio do Sistema de Seleção Simplificada - SISU ou participar do Fundo de Financiamento Estudantil - FIES.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.