O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), estado de São Paulo, aplicou no domingo (22) as provas objetivas do grande concurso público que tem 320 vagas em carreiras de nível médio e superior. A seleção registrou mais de 162 mil candidatos, sendo 85.998 apenas no cargo de Técnico Judiciário - Área Administrativa.

27/04/2018
23/05/2018
22/07/2018
R$ 11.006,83
320
23/07/2018
Anexos

Os candidatos passaram por etapa de prova objetiva com questões de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Noções sobre Direitos das Pessoas com Deficiência e Legislação e Ética no Serviço Público, mais conhecimentos específicos que variam de acordo com cada função. O resultado preliminar essa etapa está previsto para 11 de setembro e serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem 200 pontos para Técnico e 240 para Analista, conforme fórmula de cálculo da FCC, descrita no edital.

Gabaritos TRT-2

Pelo site da Fundação Carlos Chagas (FCC) - www.concursosfcc.com.br/concursos/trt2r118 - os gabaritos preliminares oficiais e as provas aplicadas já podem ser consultados - veja todos os gabaritos. Os recursos contra as respostas serão interpostos entre 24 e 25 de julho, também pelo site do concurso.

Já a redação foi composta de um texto dissertativo-argumentativo de 20 a 30 linas, desenvolvido a partir de proposta única. Serão analisados perspectiva adotada no tratamento do tema; capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto; consistência dos argumentos; clareza e coerência no seu encadeamento. respeito ao gênero solicitado; progressão textual e encadeamento de ideias; articulação de frases e parágrafos (coesão textual), entre outros aspectos. Serão corrigidas apenas as redações dos candidatos habilitados que obtiverem classificação dentro do previsto pelo edital. A etapa será avaliada na escala de zero a 100, com 60 pontos como nota mínima, e também terá resultado divulgado em 11 de setembro.

A prova de capacidade física será aplicada para o cargo de Técnico na especialidade de Segurança, com convocação apenas dos candidatos habilitados e classificados dentro do previsto pelo edital. A etapa terá teste de flexo-extensão de braços, texte de flexo-estensão de cotovelos em suspensão na barra fixa, texte estático de barra (apenas para candidatas do sexo feminino), teste abdominal e teste de corrida de 12 minutos.

A validade do certame será de dois anos contados a partir de sua homologação, que está prevista para 22 de outubro para os cargos sem prova prática. O prazo de vigência pode ainda ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.

Os salários iniciais das funções, segundo a tabela de remuneração do Poder Judiciário, foram reajustados em junho de 2018, sendo de R$ 6.862,72 para funções de nível médio e de R$ 11.259,82 para nível superior. Todas as funções têm ainda vale-alimentação de R$ 884,00 e outros benefícios.

As carreiras do Poder Judiciário são divididas em classes e padrões, que definem o vencimento básico de cada função. A progressão funcional é a movimentação do servidor de um padrão para o seguinte dentro da mesma classe, considerando o período mínimo de um ano, sob critérios fixados em regulamento e de acordo com o resultado de avaliação de desempenho; já a promoção é a movimentação do servidor do último padrão de uma classe para o primeiro padrão da classe seguinte, também tendo um ano como prazo em relação à progressão funcional anterior, dependendo do resultado de avaliação formal de desempenho e da participação em curso de aperfeiçoamento. Os servidores ingressam na Classe A - Padrão 1 e passam por progressões funcionais e promoções, aumentando seu vencimento básico, e podendo atingir até a Classe C - Padrão 13.

Concorrência

Analista - área Judiciária: O cargo registra 30.370 candidatos. Cabe ao profissional analisar petições e processos, confeccionar minutas de votos, emitir informações e pareceres; proceder a estudos e pesquisas na legislação, na jurisprudência e na doutrina pertinente para fundamentar a análise de processo e emissão de parecer; fornecer suporte técnico e administrativo aos magistrados, órgãos julgadores e unidades do Tribunal; inserir, atualizar e consultar informações em base de dados; verificar prazos processuais; atender ao público interno e externo; redigir, digitar e conferir expedientes diversos e executar outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade. 

Analista - Especialidade Oficial de Justiça Avaliador: São 5.693 inscritos. O profissional da área irá executar citações, notificações, intimações e demais ordens judiciais, certificando no mandado o ocorrido; executar penhoras, avaliações, arrematações, praças e hastas públicas, remissões, adjudicações, arrestos, sequestros, buscas e apreensões, lavrando no local o respectivo auto circunstanciado; redigir, digitar e conferir expedientes diversos e executar outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade. 

Analista - área Administrativa: São 24.503 candidatos. O aprovado irá realizar tarefas relacionadas à administração de recursos humanos, materiais, patrimoniais, orçamentários e financeiros, de desenvolvimento organizacional, licitações e contratos, contadoria e auditoria; emitir informações e pareceres; elaborar, analisar e interpretar dados e demonstrativos; elaborar, implementar, acompanhar e avaliar projetos pertinentes à área de atuação.

Analista - especialidade Contabilidade: São 679 inscritos. O profissional irá executar atividades relativas à elaboração do orçamento, planificação de contas, detalhamento de despesas, serviços contábeis, balanços, balancetes, demonstrativos de movimento de contas, cálculo de faturas, tabelas de vencimentos, folhas de pagamento e organização de processos de prestação de contas; elaborar planos, projetos e relatórios relativos à área de atuação; realizar perícias contábeis e cálculos judiciais.

Analista - especialidade Arquivologia: São 122 candidatos. O aprovado irá executar atividades relacionadas à tramitação, utilização, avaliação e arquivamento de documentos; efetuar procedimentos de controle, identificação, classificação e descrição de documentos; avaliar e selecionar documentos para fins de preservação ou descarte; promover medidas necessárias à conservação, microfilmagem e destinação de documentos; prestar assistência em questões relacionadas à sua área de atuação; emitir informações e pareceres.

Analista - especialidade Biblioteconomia: São 339 inscrições registradas. O nomeado irá manter atualizado o inventário do acervo bibliográfico; proceder ao cadastramento das publicações editadas pelo Tribunal junto aos órgãos responsáveis pela padronização internacional de numeração de títulos de livros e periódicos; selecionar, indexar e catalogar material documental de interesse do Tribunal para consulta e/ou composição do acervo; desenvolver linguagem de indexação na área trabalhista para o Tribunal.

Analista - especialidade Enfermagem: São 1.353 candidatos. Cabe ao profissional da área realizar procedimentos de enfermagem segundo prescrição médica ou odontológica; preparar e esterilizar material, instrumental e equipamentos; prestar auxílio ao médico ou odontólogo em técnicas específicas, quando da realização de exames e/ou tratamentos; prestar primeiros socorros; elaborar, implementar, acompanhar e avaliar projetos pertinentes à área de atuação.

Analista - especialidade Engenharia: São 937 inscritos. O aprovado irá elaborar projetos relativos a construção, conservação e reforma dos prédios do Tribunal; acompanhar e fiscalizar obras e serviços; realizar exames técnicos de expedientes relativos a execução de obras; prestar assistência em assuntos técnicos relacionados a projetos de obras de instalações prediais e de estruturas; executar desenho técnico; emitir pareceres técnicos e elaborar especificações técnicas e relatórios sobre assuntos relativos à sua área de atuação.

Analista - especialidade Segurança do Trabalho: São 599 candidatos. O profissional irá executar atividades relacionadas a prevenção e controle de riscos dos locais de trabalho e das instalações e equipamentos; elaborar, acompanhar e avaliar projetos pertinentes a segurança e à higiene do trabalho; vistoriar, avaliar, realizar perícias, emitir pareceres e laudos técnicos; propor políticas, programas, campanhas educativas, treinamento, normas e regulamentos de segurança do trabalho.

Analista - especialidade Estatística: Foram 71 candidaturas registradas. O aprovado deverá planejar e desenvolver investigações estatísticas; coordenar os trabalhos de coleta, análise e interpretação de dados; elaborar pareceres e instrumentais técnicos, laudos e relatórios; fornecer informações que favoreçam a tomada de decisões e o acompanhamento da execução de atividades; redigir, digitar e conferir expedientes diversos e executar outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade. 

Analista - especialidade Medicina: São 209 inscritos. O profissional irá realizar consultas, exames, diagnósticos e inspeções de saúde; solicitar exames; prescrever tratamentos; realizar visitas domiciliares ou em dependências hospitalares; providenciar a remoção de pacientes para instituições hospitalares em casos de emergência; emitir laudos médicos, pareceres e atestados; conceder licenças para tratamento de saúde.

Analista - especialidade Cardiologia: Foram 83 candidatos. O aprovado deverá realizar consultas, exames, diagnósticos e inspeções de saúde, principalmente na área de cardiologia; solicitar exames; prescrever tratamentos; realizar visitas domiciliares ou em dependências hospitalares; providenciar a remoção de pacientes para instituições hospitalares em casos de emergência; emitir laudos médicos e pareceres.

Analista - especialidade Clínica Geral: Foram 161 candidaturas registradas. O nomeado irá realizar consultas, exames, diagnósticos e inspeções de saúde, principalmente na área de clínica geral; solicitar exames; prescrever tratamentos; realizar visitas domiciliares ou em dependências hospitalares; providenciar a remoção de pacientes para instituições hospitalares em casos de emergência; emitir laudos médicos, pareceres e atestados; conceder licenças para tratamento de saúde.

Analista - especialidade Medicina do Trabalho: São 83 candidatos. Cabe ao profissional realizar consultas, exames, diagnósticos e inspeções de saúde, principalmente relacionadas à saúde ocupacional; solicitar exames; prescrever tratamentos; realizar visitas domiciliares ou em dependências hospitalares; providenciar a remoção de pacientes para instituições hospitalares em casos de emergência; emitir laudos médicos e pareceres; conceder licenças para tratamento de saúde.

Analista - especialidade Psiquiatria: Foram registrados 93 inscritos. O aprovado irá realizar consultas, exames, diagnósticos e inspeções de saúde, principalmente na área de psiquiatria; solicitar exames; prescrever tratamentos; realizar visitas domiciliares ou em dependências hospitalares; providenciar a remoção de pacientes para instituições hospitalares em casos de emergência; emitir laudos médicos e pareceres; conceder licenças para tratamento de saúde.

Analista - especialidade Nutrição: São 599 candidatos. Cabe ao profissional realizar programas e campanhas referentes à educação nutricional; prescrever e supervisionar dietas; atuar visando à segurança alimentar em todas as áreas da alimentação e nutrição; promover a manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças dos servidores; elaborar e aplicar instrumentos de acompanhamento, avaliação, pesquisa, controle e divulgação referentes aos projetos desenvolvidos; redigir, digitar e conferir expedientes diversos e executar outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade. 

Analista - especialidade Psicologia: Foram 879 candidaturas registradas. Entre as atividades do profissional estão realizar atividades relacionadas às áreas de psicologia organizacional e clínica; realizar atendimentos, diagnósticos e inspeções de saúde relacionadas à Psicologia; orientar e encaminhar para psicoterapia ou para avaliação psiquiátrica, realizar psicoterapia de magistrados e servidores inclusive Psicoterapia Breve, aplicar testes projetivos de personalidade e outros quando solicitados.

Analista - especialidade Serviço Social: São 761 inscritos. O aprovado irá elaborar estudos, projetos e pesquisas de âmbito social e de cunho socioeducativo; atuar em ações que envolvam a recuperação, a readaptação ou a orientação a servidores; promover ações com vistas à redução de fatores que interfiram no tratamento da saúde; efetuar contatos com a rede hospitalar para fins de atendimento especializado; prestar assessoramento técnico pertinente à sua área de atuação.

Analista - especialidade Tecnologia da Informação: Foram 1.048 candidatos. As atividades envolvem desenvolver projetos e sistemas de informática; documentar os sistemas; analisar e avaliar diagramas, estruturas e descrições de entradas e saídas de sistemas; sugerir as características e quantitativos de equipamentos necessários à utilização dos sistemas; analisar e avaliar as definições e documentação de arquivos, programas, rotinas de produção e testes de sistemas; identificar as necessidades de produção, alteração e otimização de sistemas.

Analista - especialidade História: São 769 candidatos. O aprovado irá executar atividades relacionadas à pesquisa e divulgação da história da Justiça do Trabalho; prestar assistência em atividades de avaliação e seleção voltadas à preservação documental; realizar atividades de organização, manutenção, segurança e conservação do acervo histórico do Tribunal; efetuar estudos, pesquisas e assistência em questões relacionadas à sua área de atuação; prestar assistência à catalogação e preparação técnica do material histórico destinado às exposições, publicações e eventos do Tribunal e à pesquisa histórica em geral.

Técnico - área Administrativa: No total, 85.998 pessoas se inscreveram. Cabe ao aprovado prestar apoio técnico e administrativo pertinente às atribuições das unidades organizacionais; executar tarefas de apoio à atividade judiciária; arquivar documentos; efetuar tarefas relacionadas à movimentação e à guarda de processos e documentos; atender ao público interno e externo; classificar e autuar processos; realizar estudos, pesquisas e rotinas administrativas; redigir, digitar e conferir expedientes diversos e executar outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade. 

Técnico - especialidade Telefonia: São 633 candidatos. O profissional da área irá operar mesa telefônica, atendendo a chamadas telefônicas internas e externas; prestar informações ao público sobre assuntos relacionados ao Tribunal; receber e transmitir mensagens e informações; transferir ligações entre ramais; redigir, digitar e conferir expedientes diversos e executar outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade. 

Técnico - especialidade Segurança: Foram 4.925 candidaturas registradas. Cabe ao aprovado atuar na segurança dos magistrados, servidores e demais autoridades na área de jurisdição do órgão e em qualquer localidade do território nacional, quando autorizado pelo Presidente do Tribunal; realizar a segurança de magistrados e servidores no exercício de suas funções institucionais; atuar na preservação da ordem em recintos oficiais, conduzindo à autoridade policial, pessoas em situação de flagrante delito, ou ato infracional, ou, ainda, por determinação de autoridade judiciária; realizar a guarda e vigilância dos bens móveis e imóveis do Tribunal, bem como auxiliar na segurança do patrimônio intelectual e imaterial.

Técnico - especialidade Enfermagem: Foram 783 candidatos. O aprovado irá auxiliar na realização de procedimentos de enfermagem segundo prescrição médica ou odontológica; preparar e esterilizar material, instrumental e equipamentos; prestar auxílio ao médico, odontológico ou enfermeiro em técnicas específicas, quando da realização de exames e/ou tratamentos; prestar primeiros socorros; redigir, digitar e conferir expedientes diversos e executar outras tarefas da mesma natureza e grau de complexidade. 

Técnico - especialidade Tecnologia da Informação: São 650 inscritos. Cabe ao profissional executar atividades relacionadas ao desenvolvimento, teste, codificação, manutenção e documentação de programas e sistemas de informática; prestar suporte técnico e treinamento a usuários; elaborar páginas para internet e intranet; identificar as necessidades de produção, alteração e otimização de sistemas; executar tarefas de operação, instalação e manutenção de equipamentos de informática.

Anexos