Com convocação realizada pela edição desta terça-feira, 13 de setembro, do Diário Oficial do Estado (RS), a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul irá preencher 1.300 cargos no quadro de pessoal da Brigada Militar do Estado para Polícia Ostensiva e também no Corpo de Bombeiros. O incremento de novos policiais integra o pacote de medidas da segunda fase do Plano Estadual de Segurança Pública, lançado no final de junho pelo governador José Ivo Sartori e envolve R$ 166,9 milhões em novos investimentos.

Para a Brigada Militar, foram chamados 1.040 aprovados no concurso realizado para Soldado em 2014, que agora realizarão exames médicos a fim de iniciarem o treinamento na Academia de Polícia Militar. A lista inclui os nomes de 1.040 candidatos às vagas existentes e outros 232 candidatos para suplentes, caso haja alguma desistência ou reprovação destes nos quesitos exigidos no edital.

Já para o Corpo de Bombeiros são 334 convocados, sendo 260 imediatos e outros 74 suplentes para ingresso no cargo de Soldado Bombeiro Militar. Veja os nomes dos convocados.

Os exames de avaliação médica ocorrerão já entre os dias 10 e 12 de outubro, na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre-RS. Os candidatos serão submetidos ainda a avaliações psicológicas e toxicológicas.

Os editais informam ainda que os candidatos convocados deverão providenciar os documentos constantes no item 10 do edital do concurso (Exame Toxicológico) para a realização da Sindicância da Vida Pregressa que ocorrerá nos dias 11, 12, 13 e 14 de novembro de 2016, conforme edital a ser divulgado nos próximos dias.

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, comemorou a publicação. "É uma reposição importante para o efetivo da instituição. Vamos agilizar os procedimentos necessários para inclusão dos concursados para que, até o final de outubro, início de novembro, possamos iniciar o curso", afirmou Freitas.

O concurso foi coordenado pela banca Exatus e teve provas objetivas aplicadas em 06 de abril de 2014 nas cidades de Caxias do Sul, Lajeado, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Santana do Livramento.

Com informações do portal Governo RS